SóProvas


ID
3961165
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aqueles que ignoram o processo do desenvolvimento infantil, não raro, exigem das crianças comportamentos que estão acima de sua maturidade física, emocional, cognitiva ou psicossocial. Celso, recreacionista em uma ONG, lida com crianças de três anos, e sabe que nessa faixa etária elas já possuem um bom equilíbrio e controle do corpo: conseguem andar, dançar, pular, chutar bola. Quanto à comunicação oral, possuem bom entendimento da língua materna e razoável vocabulário, falam sentenças compreensíveis, mesmo que cometam alguns erros de pronúncia e de concordância. Ainda não reconhecem a ordenação do tempo, por isso o ontem e o amanhã são conceitos em construção. Socialmente, as crianças de três anos são egocêntricas, incapazes de entender que seus pontos de vista, pensamentos, motivos, intenções e atitudes, são diferentes aos dos outros. Quanto ao desenvolvimento sexual, nessa idade, ocorre a descoberta do corpo, especialmente dos órgãos genitais, e é comum surgirem as primeiras perguntas sobre como nascem os bebês.


Levando em consideração o que foi anteriormente exposto e considerando que Celso irá planejar atividades de recreação para crianças de três anos, ele poderá incluir, no seu planejamento, atividades que envolvam 

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    corridas livres, brincadeiras de pular, de chutar, de agarrar objetos ou de dançar, sem exigência de regras, tais como: chutar e agarrar bolas livremente.

  • Esta questão envolve conhecimentos acerca de educação e ludicidade para crianças. O texto citado, apresenta crianças de 3 anos de idade.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:


    É necessária a compreensão da diferença entre jogo e brincadeira. Tomemos como referência, para tratar desses conceitos, Brougère (2010):

    - Jogo: Corresponde à uma fuga da vida real, ou seja, um mundo diferente da realidade, no entanto, possui suas próprias regras. É realizado tanto por crianças quanto por adultos.

    - Brincadeira: Possui uma cultura particular, sendo considerada livre para execução, nela pode haver adaptações. É realizado somente por crianças.

    Brougère também cita que para o processo de socialização da criança, a brincadeira possui alto destaque, pois pode despertar grande interesse na criança em comparação ao jogo, além de que não há nenhuma obrigação, proporcionando, dessa forma, prazer ao executá-la.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nas informações de Brougère, concluímos que o ideal, para crianças de 3 anos, é a realização de brincadeiras. Portanto, a única opção que corresponde com o seu respectivo conceito é a alternativa "C": “corridas livres, brincadeiras de pular, de chutar, de agarrar objetos ou de dançar, sem exigência de regras, tais como: chutar e agarrar bolas livremente".


    As demais alternativas exigem o cumprimento de regras e o interesse por parte da criança (algumas, se procurarmos imaginar, chegam até a ser engraçadas. Rsrs...), portanto, não correspondem a brincadeiras, especialmente para a faixa etária de 3 anos, estando, dessa forma, erradas.



    Gabarito do Professor: Letra C.