C.
Confira abaixo as principais características de patologias em revestimentos:
Bolor: São manchas de umidade com um tom esverdeado ou mais escuro.
Deslocamento em placas: Neste caso, as placas cerâmicas ficam endurecidas e se quebram com dificuldade. Ainda é possível, que as mesmas se tornem quebradiças e desagreguem com facilidade.
Deslocamento com empolamento: É semelhante ao problema anterior, mas ainda há a formação de bolhas com diâmetros que aumentam de forma progressiva.
Destacamentos de placas: São caracterizados pela perda de aderência entre as placas cerâmicas e o substrato. Pode ser resultado de falhas no assentamento dos módulos, preenchimento incompleto do verso de placas e pelo tempo excedido em aberto da argamassa colante.
Deterioração das juntas: Problema que afeta as argamassas aplicadas na confecção das juntas de assentamento. É caracterizado pela perda da capacidade de vedação, envelhecimento do material de preenchimento, brocas e desprendimento do rejuntamento.
Eflorescências: São manchas de umidade de tom esbranquiçado que se aderem ao revestimento, sendo causadas por reações químicas.
Fissuras: São aberturas superficiais nos revestimentos, em geral, que podem ser isoladas, horizontais ao longo da parede ou em forma de “mapa”.
Gretamentos: A patologia ocorre devido à dilatação diferencial entre o esmalte e a face inferior, formada de argila, da placa cerâmica. Sendo caracterizada por uma série de aberturas em várias direções, a alteração atinge a superfície esmaltada das placas.
Manchamento das placas: Patologia relacionada ao escoamento inadequado, infiltração de água, e a deposição de sais solúveis na superfície do revestimento. O problema pode estar ligado à especificação incorreta ou degradação dos materiais que compõem o revestimento.
Trincas: A patologia se manifesta por meio de rupturas e a separação de placas cerâmicas, que podem ser provocadas por esforços mecânicos não calculados.
Vesículas: São visíveis quando há a formação de bolhas nas cores branca, preta ou vermelha acastanhada na pintura, inclusive com a possibilidade de haver umidade no interior das mesmas.