-
Questão passível de anulação, vejam:
"A disgregação caracteriza-se pela ruptura do concreto em geral nas regiões salientes das peças. Geralmente as disgregações originam-se por esforços internos que resultam em fortes tensões de tração que o concreto não tem condições de resistir. Quando essa tensão de tração é maior que a tensão de ruptura esse material fissura podendo provocar a expulsão do concreto que haja entre essas fissuras. Um dos motivos mais frequentes e importantes que causam as disgregações é a corrosão das armaduras."
Fonte: Dissertação "Incidências patológicas no subsistema estrutura de edifícios habitacionais na região de São Carlos/SP" apresentada a Universidade de São Paulo (USP) pela engenheira Cilene de Cassia Garcia
Prepare-se para a GLÓRIA!!!
-
5.2. DESAGREGAÇÃO
A desagregação é a deterioração do concreto por separação de suas partes, provocada, pela expansão devida a oxidação ou dilatação das armaduras, pelo aumento de volume de concreto quando este absorve água, e também pelas aberturas insuficientes das juntas de dilatação, gerando tensões tangenciais não previstas. Pode ocorrer também devido às movimentações estruturais e choques na estrutura. (LANER, 2001)
-
3.4.2. Desagregação: É a deterioração, por separação de partes do concreto, provocada, em geral, pela expansão devido à oxidação ou dilatação das armaduras, e também pelo aumento de volume do concreto quando este absorve água. Pode ocorrer também devido às movimentações estruturais e choques.
3.4.3. Disgregação: Caracteriza-se pela ruptura do concreto, em especial nas partes salientes da estrutura. O concreto disgregado geralmente apresenta as características originais de resistência, porém não foi capaz de suportar a atuação de esforços anormais.
fonte: http://www.vitorioemelo.com.br/publicacoes/Fundamentos_Patologia_Estruturas_Pericias_Engenharia.pdf / pag 32.