SóProvas


ID
396331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O instrumental técnico do serviço social contempla um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação do profissional de serviço social. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração de respostas mais qualificadas ao âmbito organizacional, o assistente social deve investir em uma instrumentalidade inspirada na dimensão operativa do mercado de trabalho, restringindo a intervenção profissional à sua dimensão tecnicista.

Alternativas
Comentários
  • A atuação do assistente social NÃO SE RESTRINGE à uma dimensão tecnicista. A instrumentalidade pressupõe o reconhecimento da realidade, vai ALÉM de instrumentos e técnicas de intervenção.

  • Se muitas das requisições da profissão são de ordem instrumental (em nível de responder às demandas — contraditórias— do capital e do trabalho e em nível de operar modificações imediatas no contexto empírico), exigindo respostas instrumentais, o exercício profissional não se restringe à elas. Com isso queremos afirmar que reconhecer e atender às requisições técnico instrumentais da profissão não significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês. Isto pode vir a ocorrer quando se reduz a intervenção profissional à sua dimensão instrumental. Esta é necessária para garantir a eficácia e eficiência operatória da profissão. Porém, reduzir o fazer profissional à sua dimensão técnico-instrumental significa tornar o Serviço Social meio para o alcance de qualquer finalidade. Significa também limitar as demandas profissionais às exigências do mercado de trabalho. É também equivocado pensar que para realizá-las o profissional possa prescindir de referências teóricas e ético-políticas.

    Se as demandas com as quais trabalhamos são totalidades saturadas de determinações (econômicas, políticas, culturais, ideológicas) então elas exigem mais do que ações imediatas, instrumentais, manipulatórias. Elas implicam intervenções que emanem de escolhas, que passem pelos condutos da razão crítica e da vontade dos sujeitos, que se inscrevam no campo dos valores universais (éticos, morais e políticos). Mais ainda, ações que estejam conectadas a projetos profissionais aos quais subjazem referenciais teórico metodológicos e princípios ético-políticos. (Yolanda Guerra - Instrumentalidade do Serviço Social).

  • QUESTÃO ERRADA!

  • Cespe 2011

    A instrumentalidade pode ser compreendida como uma mediação que permite que as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, sejam utilizadas para a compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.