SóProvas


ID
396451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da supervisão e da assessoria na área do serviço social, julgue os próximos itens.

No serviço social, supervisão e assessoria são compreendidos como sinônimos, visto que ambas possuem natureza temporária e asseguram ao assistente social poder decisório sob o assessorado.

Alternativas
Comentários
  • SUPERVISÃO é um instrumento de gestão do poder público para acompanhamento técnicometodológico
    às entidades conveniadas, visando a qualificação das ações, o
    controle da aplicação dos recursos e a prevalência do interesse público.

    A assessoria no campo da competência profissional refere-se às ações desenvolvidas pelo assistente social a partir de sua competência no âmbito do conhecimento coletivo.
  • Uma pequena contriuição à questão:

    A distinção entre assessoria e a consultoria em Serviço Social, é mínima. Consultoria vem da palavra consultar, que siginifica pedir opinião. Portanto, consultoria é mais pontual que assessoria uma vez que esta remete à ideia de assistir.
    Segundo VASCONCELOS (APUD Mattos. pg 518), frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando com a consultoria , respostas para algumas questões pontuais que dificultam encaminhamento do mesmo.
    No tocante a assessoria, continua o autor "Os processos de assessoria são também solicitados tanto por uma equipe como por uma indicação externa, mas neles nos deparamos com com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objtivo de possibilitar a articulação e preparação para a  construção do seu projeto de prática por meio de um expert que venha assisti-la teória e tecnicamente. 
    Fonte: Serviço Social: direitos e competências profissionais. 2009- Brasília.CFESS

    BONS ESTUDOS E BOA SORTE!
  •  É importante destacar também que o erro da questão está em afirmar que o assistente social tem poder decisório sobre o assessorado, uma vez que, como afirma Mattos, o assessor tem apenas a autoridade da competência e não a autoridade do mando. Dessa forma, os assessorados têm total autonomia para acatar ou não as orientações do profissional assessor.

    Fonte: Serviço Social: direitos e competências profissionais. 2009- Brasília.CFESS
  • O que diferencia a Supervisão profissional da Assessoria e Consultoria é " o grau de autonomia que a Assessoria pressupõe, pois, a supervisão profissional, por mais democrática que seja, tem - pelo local que ocupa na organização - um poder de mando. Além de, "ao contrário de ser um processo de troca de saberes diferenciados o supervisor é tido como aquele que, através de seus conhecimentos, vai adaptar o profissional à necessária atuação competente". Ou seja, tem como objetivo (de acordo com a perspectiva funcionalista) adaptar a atuação do Serviço Social aos interesses institucionais. Segundo Maurílio Castro de Matos, existe uma confusão dentro categoria profissional em compreender tais conceitos como sinônimos. Já o atode consultar é ido como a ação de pedir conselho, instruções, opinião ou  parecer.

    BRAVO, Maria Inez de Souza e MATOS, Maurílio Castro de. Assessoria, Consultoria e Serviço Social. Rio de Janeiro. sete letras. 2006.

  • Assessoria e supervisão não são sinônimos e possuem características distintas. A assessoria se destaca por ser oferecida por um profissional com conhecimento em determinada área chamado esporadicamente para contribuir e propor novas ideias acerca de determinado projeto, programa. O assessor não é quem irá intervir diretamente, porém, ele necessita de conhecimentos específicos acerca da temática para indicar e propor melhores alternativas aos seus assessorados. Estes últimos, os assessorados, são livres para acatar ou não as propostas elaboradas pelo assessor. Sendo assim, o assessor não possui poder decisório e de mando sobre aqueles que solicitaram seu trabalho, observando que o objetivo da assessoria é auxiliar, por meio de um especialista, uma equipe ou um profissional na elaboração de seu projeto, propondo indicações. De acordo com Yolanda Guerra e Maria Elisa Braga (Supervisão em Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competência profissionais. Orgs.: CFESS/ABEPSS, Unb, 2009) a supervisão não é uma atividade temporária como a assessoria, ela é programada e requer acompanhamento, avaliação, controle. Além disso, o supervisor, muitas vezes, é um profissional assalariado da instituição que demandou seu trabalho, distinto do assessor que pode ser um profissional liberal. Deste modo, dentro da instituição o supervisor possui um poder decisório e de mando sobre os supervisionados, devido a hierarquia institucional. O supervisor também necessita deter conhecimentos específicos, e pode ser chamado para supervisionar programas, projetos, políticas sociais e capacitar profissionais, equipes de assistentes sociais e formar estagiários, possibilitando que esses profissionais se aprimorem e estejam qualificados para atuarem em determinada área.


    RESPOSTA: ERRADA
  • Assessoria NÃO É sinônimo de supervisão.

     

    Livro Cfess