SóProvas


ID
396634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

As salas de imprensa na Web têm como objetivo prioritário o fornecimento de informações para contato com os jornalistas da organização, facilitando, assim, o acesso a informações empresariais por parte dos jornalistas externos.

Alternativas
Comentários
  • O contato não é com os jornalistas da organização, mas sim com os jornalistas externos.
  • A área dedicada à imprensa – chamada de Imprensa, Sala de Imprensa, Imprensa na Mídia, Sala de Notícias e outros nomes que possam ser criados – deve ter press releases, notícias sobre fatos da empresa, dicas, sugestão de fontes especializadas, inclusive com um breve perfil de cada uma. Podem até chamar de corporativismo, mas um fato que jamais deve ser negligenciado é que jornalista dá credibilidade ao que outro jornalista escreve. Dessa forma, é necessário que um jornalista seja responsável pela área e que seu nome e registro apareçam para contatos.
    Outra ação que a empresa deve estabelecer como básica e diária é o arquivamento de todo o material na própria área. Uma lista com releases pode ajudar o repórter a pesquisar assuntos já discutidos e que sejam de interesse para a próxima matéria. Sua empresa irá ganhar pontos com isso.

    Embora essa área seja dedicada ao jornalista, ela pode ser aberta ao público, afinal é na Sala de Imprensa que você irá colocar o “clipping”, material divulgado na mídia sobre a empresa. O clipping dá credibilidade para quem acessa a área, afinal se sua empresa apareceu na mídia não foi à toa.

    Fonte: Estudio de comunicação
  • As salas de imprensa na Web não devem ter como objetivo prioritário o fornecimento de informações para contato com os jornalistas da organização. A própria sala deve ser a fonte de informação. O ambiente deve funcionar como um portal de notícias, dados, depoimento de fontes, imagens e demais arquivos e informações que sirvam de subsídio para o trabalho dos jornalistas externos.

  • A sala de imprensa virtual é uma área no site destinada a jornalistas — embora outros públicos podem estar interessados no conteúdo — e faz parte da estratégia de relacionamento com a mídia. Para fazer parte dessas salas, algumas exigem cadastro, outras precisam de uma aprovação da assessoria de imprensa e senha de acesso e existem aquelas que estão disponíveis sem qualquer burocracia.

    É importante ressaltar que a sala de imprensa on-line funciona como um espaço para profissionais que estão à procura de informações para escrever uma notícia, desenvolver um post ou contar uma história, tentando encontrar um contato corporativo para tirar as dúvidas e checar os fatos.

    Estes espaços reúnem materiais relevantes como fotos e áudios, releases, entrevistas, press-kits, vídeos, entre outros recursos essenciais que facilitem o trabalho da imprensa para a construção de uma notícia jornalística. Por isso, as informações devem estar atualizadas.

    A sala de imprensa virtual geralmente aparece em empresas de grande porte, ou seja, aquelas com maior visibilidade e volume de informações, atraindo o interesse das pessoas, e, consequentemente, dos veículos de comunicação que buscam divulgar notícias. Contudo, tal medida precisa — ou deveria — ser implementada em qualquer empresa que está trabalhando ativamente com a mídia.

     

    Fonte: https://www.comunique-se.com.br/blog/sala-de-imprensa-virtual-o-que-e/