SóProvas


ID
3966433
Banca
PUC-PR
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose é uma doença que tem cura em praticamente todos os casos novos, sensíveis aos medicamentos utilizados no tratamento e quando são seguidos os critérios da terapia medicamentosa.

Em relação ao tratamento medicamentoso da tuberculose, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento da tuberculose sensível aos medicamentos de primeira linha tem duração mínima de seis meses.
II. O Tratamento Diretamente Observado (TDO) consiste em disponibilizar um profissional de saúde para acompanhar todas as tomadas de medicamentos ao longo do tratamento, não sendo recomendado delegar para familiares a observação da ingestão dos medicamentos.
III. O esquema básico para tratamento de tuberculose em adultos e adolescentes maiores de 10 anos consiste em: fase intensiva – 2 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H) + pirazinamida (Z) + etambutol (E); fase de manutenção – 4 meses com rifampicina (R) + pirazinamida (Z).
IV. Para crianças menores de 10 anos de idade, o tratamento consiste em: fase intensiva – 2 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H) + pirazinamida (Z) + etambutol (E); fase de manutenção – 4 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H).

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO; II. O Tratamento Diretamente Observado (TDO) consiste em disponibilizar um profissional de saúde para acompanhar todas as tomadas de medicamentos ao longo do tratamento, não sendo recomendado delegar para familiares a observação da ingestão dos medicamentos.

    Além da construção do vínculo, o TDO inclui a observação da ingestão dos medicamentos, que deve ser realizada, idealmente, em todos os dias úteis da semana. Será considerado TDO se a observação da tomada ocorrer no mínimo três vezes por semana durante todo tratamento (24 doses na fase intensiva e 48 doses na fase de manutenção em casos de tratamento padronizado por seis meses). O TDO deve ser realizado por profissionais de saúde ou outros profissionais capacitados (por exemplo: profissionais da assistência social, entre outros), desde que supervisionados por profissionais de saúde. A supervisão realizada por amigos, familiares não será considerada como TDO para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)

    ERRADO III. O esquema básico para tratamento de tuberculose em adultos e adolescentes maiores de 10 anos consiste em: fase intensiva – 2 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H) + pirazinamida (Z) + etambutol (E); fase de manutenção – 4 meses com rifampicina (R) + pirazinamida (Z) O CORRETO É ISONIAZIDA (H) não pirazinamida como afirma a assertiva.

    ERRADO IV. Para crianças menores de 10 anos de idade, o tratamento consiste em: fase intensiva – 2 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H) + (pirazinamida (Z) + etambutol (E) NÃO TÊM ESSES MEDICAMENTOS NO ESQUEMA REFERIDO); fase de manutenção – 4 meses com rifampicina (R) + isoniazida (H).

    Fonte: Ministério da Saúde, 2019

  • Corrigindo o colega. Só não é indicado na fase intensiva o ETAMBUTOL (E), o PIRAZINAMIDA (Z) é recomendado.

    Para crianças com menos de 10 anos de idade.

    2 Meses (RHZ)

    4 Meses (RH)

    Fonte: Manual de vigilância, 3ª ed. 2019, pag. 337