Na pesquisa clínica com portadores de doenças crônicas podemos afirmar:
I. A partir da homologação de resolução do Conselho Nacional de Saúde, determinou-se a legitimidade da utilização de placebo em grupo-controle quando o estudo possuir finalidade confirmatória terapêutica em caso de doença crônica degenerativa.
II. É permitido aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica participar de estudos Fase I de terapia celular.
III. Excetuando-se as pesquisas envolvendo doenças crônicas os ensaios clínicos devem ser realizados somente se os benefícios previstos para cada sujeito de pesquisa e para a sociedade superarem claramente os riscos previstos.
IV. Em pacientes com doenças crônicas o tipo de pesquisa com desenho crossover pode ser útil para estudar a resposta de um paciente a curtos períodos de terapia, particularmente para condições crónicas nas quais a avaliação inicial da eficácia do tratamento se refere à medição do alívio de sintomas a curto prazo.
V. Ensaios clínicos randomizados controlados são mais úteis para o estudo de tratamentos para condições crônicas para os quais a terapia de manutenção é susceptível de ser continuado por longos períodos de tempo e se o efeito do tratamento ocorre logo após o início do tratamento e cessa logo após a retirada do tratamento.
O correto está em: