SóProvas


ID
3968101
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A desidratação causa nos pacientes um desequilíbrio hidroeletrolítico, assim o enfermeiro precisa estar atento e preparado para reconhecer tais alterações, a fim de que possa intervir de maneira rápida e eficiente quando necessário. Em relação à fisiopatologia da desidratação, avalie as afirmações abaixo.

I) Na desidratação isotônica, a água e os sais minerais são perdidos em proporções equivalentes às que existem no organismo, esta situação é comum em casos de vômitos e diarreias.
II) Na desidratação hipertônica, há uma depleção de sódio e água, porém com uma perda proporcional excessiva de sódio em relação à perda hídrica, acentuando os sinais e sintomas da desidratação.
III) Na desidratação hipotônica, a perda de água é proporcionalmente maior que a perda de eletrólitos, como ocorre na falta de ingestão de água, sudação excessiva, diurese osmótica e uso de diuréticos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a quantidade de água e sódio presente no corpo, a desidratação pode ser classificada em hipotônica, isotônica e hipertônica. Na desidratação hipotônica, a perda de sódio é maior do que a perda de água. Na isotônica, a perda de água e a de sódio ocorrem de maneira proporcional. Já na desidratação hipertônica, a perda de água é maior do que a de sódio.

  • HIPERTÔNICA: perda + água

    HIPOTÔNICA: perde + sódio

    ISTÔNICA: perda proporcional sódio/água