Um dos motivos do conflito foi a construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, que estava sendo construída por uma empresa inglesa, sem o apoio dos coronéis da região e do governo. Teve apoio sim dos coronéis.
Para a construção da estrada de ferro, milhares de famílias de camponeses perderam suas terras. Mesmo indenizados pela construtora, o fato gerou muito desemprego na região, uma vez que ficaram sem terras para trabalhar. > receberam nem um pirulito, ficaram à deriva..
Na área do Contestado, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar. Meio viajado, mas é a posição à época..
Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo do Império, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Essa está difícil kk, império ? em 1912 a 1916 é a primeira república. Além disso, ele não tinha intenção de desestruturar o governo, mas sim obter direitos sobre a terra e direitos sociais...
A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre perfilados à população mais pobre. >> Tinha que ter uma considerável interpretação, visto que perfilados é "favorável", e empresas e proprietários nunca foram a favor da sociedade ainda mais nessa época..
Sinônimos de Perfilada
Ao lado,
enquadrada alinhada mais...
GAB C
A)Empresa americana com apoio dos coronéis e do governo
B) Indenizadas? jamais kk
D)O império já acabou nessa época
E)Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre perfilados (nunca nem vi) à população mais pobre.
RESUMO
o que foi A GUERRA DO CONTESTADO?
- Foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
- O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses
- Os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Principais causas da Guerra do Contestado
- A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, BRAZIL RAIWAY, com apoio dos coronéis e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras.
- Muitas famílias foram expulsas de suas terras, porque a área da região foi comprada por pessoas ligadas à empresa americana, SOUTHER BRAZIL LAMBER AND COLONIZATION.
- Quando a estrada ficou pronta, muitos trabalhadores ficaram desempregados, eles permaneceram na região sem apoio do governo ou da empresa americana
Participação do monge José Maria
- Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.
Os conflitos
- O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento.
- Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram.
O fim da Guerra
- A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.