SóProvas


ID
3968977
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A área do Contestado, rica em madeira e erva mate, era disputada, desde o século XIX, entre Paraná e Santa Catarina, litígio que só foi encerrado após o fim do embate e a assinatura de um acordo entre as partes.

    A resposta em si é o breve resumo do conflito, embora houvessem outras características como messianismo e doação de terras a fim de construir uma grande estrada de ferro etc..

    A) O monge João Maria foi o responsável por organizar e treinar, militarmente, jagunços da região para lutar contra a tirania dos coronéis locais, e restaurar o regime monárquico no Planalto Catarinense. Ainda que literaturas digam que ele foi teria sido praça do exército e desertor da polícia militar paranaense, ele não treinou os jagunços da região contestada.

    B) Apesar do cunho contestatório, a simpatia para com a República é uma característica continuamente presente no movimento do Contestado. Pelo contrário, houve conflitos entre jagunços vs "republica" + ajuda dos estados.

    C) No final do século XIX, apoiado oficialmente pela Igreja Católica, Antônio Conselheiro liderou sertanejos do interior da Bahia em um movimento pela defesa do retorno da Monarquia e pela pacificação dos conflitos no sertão nordestino. Apoiado pela igreja ? Jamais..

    E) A Guerra do Contestado pode ser explicada pelo messianismo, com a liderança de “monges” e “virgens”, que transformou sertanejos comuns em fanáticos dispostos a matar e morrer pelas crenças religiosas. Essa alternativa extrapola bastante o contexto. Conquanto houve de fato uma influência de messianismo, não foi exatamente isso que os viabilizou a disposição de matar ou morrer.. Sendo que reivindicações de terras, insatisfação, carência social entre outras diversas forças contribuíram para a trágica guerra.

  • Eles eram a favor da monarquia e contra a Republica

  • não entendi essa relação da letra D com a guerra do contestado...

  • Houve acordo entre os camposes do contestado e a república? Alguém pode me explicar, por favor. Até onde sei aconteceu praticamente uma chacina dos camponeses.

  • Entre as Consequências estão:

    Em 20 de outubro de 1916, foi assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro;

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado#:~:text=A%20Guerra%20do%20Contestado%20foi%20um%20conflito%20armado,pelos%20estados%20do%20Paran%C3%A1%20e%20de%20Santa%20Catarina.

  • acordo entre as partes ?

  • não boto fé nessa questão

  • Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado.

    O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.

    Com o objetivo de construir a estrada de ferro, a Brazil Railway Company precisava de mão-de-obra, levando, assim, muitas pessoas para a região.

    Ao mesmo tempo, o governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do  e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.

    Quando a linha férrea ficou pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas que tinham se deslocado para a região, permanecendo ali sem qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o empobrecimento da população dessa região.

    Num momento de grandes dificuldades para a população, surge José Maria de Santo Agostinho, um monge peregrino que se sensibilizou com a situação dos camponeses, os quais respeitavam muito os peregrinos e qualquer movimento messiânico, assim, José Maria logo ganhou adeptos.

    Sem autorização do governo, José Maria que, entre suas pregações falava do fim do mundo nos anos 2000, era contra a república e tinha fama de curandeiro porque estudava as ervas e com elas auxiliava muitos doentes, fundou uma comunidade a fim de receber os oprimidos – Quadrado Santo, razão pela qual a Guerra do Contestado ficou também conhecida como Guerra Santa.

    Preocupado com o desenrolar dos acontecimentos, e alegando que o monge era um desordeiro e um inimigo do governo, este envia soldados para a região a fim de perseguir o monge e seus seguidores, e com o objetivo de desmanchar a comunidade e obrigar a retirada dos camponeses.

    A guerra iniciou com o armamento dos soldados contra as ferramentas agrárias dos fazendeiros, o que levou a morte de muitas pessoas, a maior parte camponeses, inclusive do seu líder, que foi morto na Batalha de Irani – local para onde tinham fugido.

    Depois de conflitos intensos, com muitas mortes, após quatro anos de guerra, é assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro.

    Surgem as cidades de Mafra, Joaçaba, Chapecó e de Porto União e vai sendo construída uma nova cultura regional no Brasil.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/guerra-do-contestado/