SóProvas


ID
3968992
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação à Emancipação Política da Província do Paraná, leia as afirmativas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A- Errado (Paraná desmembrou-se da província de São Paulo)

    B- Correto

    C- Errado (A comarca de Curitiba e Paranaguá não se rebelou contra o império)

    D- Errado ( Quem liderava o movimento emancipacionista era o Joaquim Castro Correa e Sá)

    E- Errado (Uns dos motivos foi com o objetivo de punir os Paulistas por participarem da Revolta Liberal)

  • RUMO PMPR

  • A A emancipação política do Paraná foi um acontecimento pelo qual o Paraná desmembrou-se da Província da Cisplatina, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853. ( Província de São Paulo)

    B Em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império.

    C No ano de 1811, a Comarca de Curitiba e Paranaguá se rebelou contra o Império que cobrava o envio ao príncipe de explicações de tudo o que era vantajoso na nova capitania, sediada em Paranaguá. (Não se rebelou, esse ano é marcado pela primeira tentativa de emancipação do estado, de maneira pacífica, em que Pedro J.C. de Sá levou um projeto de emancipação para o Príncipe regente D. João VI, porém foi negado e o único reflexo desse evento foi a mudança do nome da comarca)

    D O nome completo do homem que liderava este movimento emancipacionista em 1811 era Júlio Prates de Castilhos, o qual pretendia ter se tornado capitão-mor da nova capitania que desejava criar. ( o nome do lider era Pedro Joaquim Correia de Sá)

    E Segundo os deputados paulistas, o verdadeiro motivo da criação da nova província, por desmembramento da Província de São Paulo, seria uma conquista local, por sua participação na Revolta Liberal de 1842. ( O Paraná, à época comarca de SP, não apoiou a Revolta Liberal de 1842. Inclusive, sua neutralidade no contexto das revoltas foi usado como "moeda de troca" para sua emancipação, uma vez que D. Pedro II prometeu à comarca que caso não participasse levaria a cabo o projeto de emancipação do estado)

  • O governo da Capitania Real do Rio de Janeiro decidiu a criação, em 1660, da Capitania de Paranaguá, que se formou a partir dos territórios pelos quais antigamente eram compostos pela Capitania de Santana. O fato de ser criada a então capitania hereditária vinha trazer benefícios ao Marquês de Cascais, um dos que descendiam de Pero Lopes de Sousa, donatário da Capitania. A existência da Capitania perdurou até 1710, quando da sua extinção e incorporação aos territórios da Capitania de São Vicente e Santo Amaro, com os quais veio a formação posterior da Capitania Geral de São Paulo, em 1709. Esta, por ser muito extensa, a coroa portuguesa dividiu em ambas as comarcas, ficando a do sul sediada em Paranaguá, onde tem passado a ser a residência oficial do ouvidor-geral. Posteriormente, em 1812, a coroa portuguesa transferiu sua capital de Paranaguá para Curitiba, sendo elevada à categoria de comarca com a denominação de Comarca de Curitiba e Paranaguá, nome que vigorou até 1853, quando a comarca foi transformada na mais nova província do Brasil Império.

    Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Emancipa%C3%A7%C3%A3o_pol%C3%ADtica_do_Paran%C3%A1

    Questão aparentemente tirada daqui!