O método parcial consiste no ensino por partes do jogo de futsal, por meio do desenvolvimento dos fundamentos e das habilidades motoras que compõem o jogo por etapas, para chegar ao final da aprendizagem agrupando no todo. Esse modelo surgiu, primeiramente, nos esportes individuais (COSTA, 2003).
O método global consiste na utilização de toda complexidade e dinâmica do conteúdo a ser aprendido (CORRÊA; SILVA; PAROLI, 2004; TONROLLER, 2004). Sua aplicação se dá através do jogo propriamente dito (TONROLLER, 2004). O ponto de partida é a equipe, que aprende a jogar através do deixar jogar (OLIVEIRA;NOGUEIRA; GONZÁLEZ, 2010).
Na tentativa de contemplar os aspectos positivos do método parcial e global, surge o método misto (TENROLLER & MERINO, 2006). O aluno realizara determinado fundamento e gesto técnico de uma maneira aberta, depois será exercitado de forma analítica, e após as correções feitas pelo professor, o aluno voltara a realizá-lo. Por isso esse método se encaixa em uma perspectiva da teoria associacionista (associação das ideias – das mais simples às mais complexas).