-
A pesquisa institucional ou administrativa é o caminho para a análise e conhecimento da organização, sua política, estrutura, problemas e situação externa e interna. Não é a opinião do público e dos stakeholders que importa nesse caso.
-
A pesquisa institucional pode ser entendida como o registro dos dados referentes aos atos administrativos e de opinião dos mais diversos públicos da organização. Além disso ela se configura como uma apresentação e interpretação bem elaborada de um mapeamento dos setores da organização, principalmente aqueles que estão passando por algum tipo de dificuldade.
Ela permite a explicação dos comportamentos e das opiniões dos públicos mediante a investigação das normas e do próprio processo administrativo da organização.
Seu principal objetivo é levantar informações claras e precisas sobre a realidade da organização, suas condições tanto internas quanto externas, as suas deficiências e seus desequilíbrios.
Ela oferece a alta administração condições favoráveis para a tomada de decisões e, portanto, na hora de mudanças fundamentais a sobrevivência da organização no mercado.
fonte: ANIELE PEREIRA
DAYANNE DE OLIVEIRA
DYEGO HENRIQUE
JUAN PABLO
RAISSA LEITE
SONNY ÁLLAN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇAO SOCIAL
PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO
-
Gabarito: ERRADA
O conceito descrito nessa questão é o de Pesquisa de Opinião, e não Pesquisa Institucional.
A Pesquisa Institucional tem como objetivo levantar todos os processos administrativos, a performance da empresa e verificar suas condições internas, visando principalmente construir um diagnóstico descritivo das deficiências e necessidades existentes. Para Cândido Teobaldo de Souza Andrade, os objetivos desse tipo de pesquisa são: (...) descrever o que a instituição fez e o que está fazendo (descritivo); fixar normas para o que a instituição deveria estar fazendo (normativo); analisar e definir problemas setoriais (analítico). (1994, p.52).
-
xistem dois principais e mais conhecidos modelos empresariais: o modelo baseado nos stakeholders e o baseado nos shareholders (acionistas).
De acordo com o modelo stakeholders,
que surgiu nas recentes décadas, a empresa é vista como uma organização
social que deve trazer algum tipo de benefício a todos os parceiros de
negócios ou partes interessadas, ou seja, os stakeholders. Este
modelo também é conhecido como um modelo de responsabilidade social,
tendo em conta que este modelo visa um equilíbrio social. O lucro
alcançado pela empresa é dividido proporcionalmente de acordo com a
participação de cada elemento: acionistas ou proprietários (shareholders),
clientes, fornecedores, etc. Este modelo não privilegia somente a
vertente financeira, mas também dá valor à vertente social e
retributiva. Por esse motivo é considerado como um modelo de
responsabilidade social ou corporativa.
O modelo de shareholders
está intimamente relacionado com os acionistas e foi um modelo que foi
quase exclusivo durante toda a Era Industrial. Neste caso, a empresa é
vista como uma entidade econômica que deve trazer benefícios aos shareholders
(proprietários ou acionistas). Por este motivo, é conhecido como um
modelo de responsabilidade financeira, sendo que neste caso o sucesso da
empresa é medido quase exclusivamente pelo seu lucro
-
Segundo Margarida Kunsch, em Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 290:
A pesquisa institucional visa basicamente conhecer a organização como um todo, valendo-se, para tanto, de pesquisas e instrumentos apropriados para chegar a uma análise completa da real situação organizacional, envolvendo os aspectos estruturais, administrativos, econômicos, políticos, sociais, históricos e os relacionados com os negócios, os sistemas de gestão e produção, os recursos humanos, os públicos, o sistema de comunicação etc.
-
Teobaldo de Souza Andrade define (1994, p. 52):
(...) a compilação de dados resultantes de atos administrativos ou de opiniões diretores, chefes e funcionários, bem assim a sua interpretação e apresentação inteligente, de molde a permitir o levantamento da área ou das áreas, dentro da empresa, que se encontram em dificuldades. É através desse tipo de pesquisa que se pdoe fazer investigação e a crítica a respeito das normas e dos processos da organização (...). Os objetivos desse tipo de pesquisa são: descrever o que a instituição fez e o que está fazendo (descritivo); fixar normas para o que a instituição deveria estar fazendo (normativo); anlisar e definir problemas setorias (analítico).