SóProvas


ID
3971032
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Campinorte - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Existem várias formas de classificar os materiais, porém, uma boa classificação deve obedecer aos seguintes atributos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação: (FAP)

    Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

    Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.

    Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.

    Fenili, Renato Ribeiro.

  • Para ser respondida corretamente, é necessário que tenhamos conhecimentos sobre os atributos para uma boa classificação de materiais, segundo a literatura especializada. Analisaremos quais são esses atributos e em seguida, verificaremos cada uma das alternativas.

    Para Viana (2011) os atributos para uma boa classificação de materiais são três:

    Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.

    Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.

    Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces (combinações) entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.

    Agora vamos às alternativas apresentadas.

    A - CORRETA. Logo de cara, temos a alternativa que nos apresenta os três atributos para uma boa classificação de materiais. Lembre-se, uma boa classificação é PAF: Praticidade, Abrangência e Flexibilidade.

    B - INCORRETA. Aqui, apenas Flexibilidade e Praticidade são atributos.

    C - INCORRETA. Do que se menciona, apenas a Abrangência é atributo.

    D - INCORRETA. Somente a Abrangência e Praticidade são atributos.

    Após analisar cada uma das assertivas,concluímos que,

    GABARITO: A

    Fonte: FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014

  • Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

    (Abrangências são as especificações do produto)

  • GABARITO: LETRA A

    ATRIBUTOS

    A classificação de materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes.

    Uma boa classificação deve considerar alguns atributos:

    ✓ Abrangência: deve tratar de uma gama de características em vez de reunir apenas materiais para serem classificados;

    ✓ Flexibilidade: deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo que se obtenha uma visão do gerenciamento de estoques; e

    ✓ Praticidade: a classificação deve ser direta e simples.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.

  • Atributos de um bom sistema de classificação de materiais (FAP):

    • Flexibilidade - a classificação é flexível a depender dos critérios utilizados, precisa conviver em harmonia. Permite a adaptação e melhoria do sistema de classificação.
    • Abrangência - diversas características dos materiais devem ser incluídas na classificação, como aspectos físicos, financeiros, contábeis.
    • Praticidade - Deve ser prático, simples e direto, não exigindo procedimentos complexos, ou gastos de tempo excessivo pelo gestor e pela organização