SóProvas


ID
3971866
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para definir a relação água/cimento em uma dosagem de concreto, é importante considerar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6118

    7.4.2- Ensaios comprobatórios de desempenho da durabilidade da estrutura frente ao tipo e nível de

    agressividade previsto em projeto devem estabelecer os parâmetros mínimos a serem atendidos. Na falta

    destes e devido à existência de uma forte correspondência entre a relação água/cimento, a resistência à

    compressão do concreto e sua durabilidade, permite-se adotar os requisitos mínimos expressos na tabela 7.1.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre materiais de construção, especificamente sobre o concreto.


    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Sua característica predominante é a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.


    Nesse contexto, a relação água/cimento consiste na quantidade de água da mistura de concreto em relação à quantidade de cimento. Este parâmetro possui grande importância no controle de tecnológico do concreto, visto que sua variação provoca alterações na estrutura interna da mistura.


    O excesso de água (isto é, valores elevados de relação água/cimento) acarreta na formação de poros capilares no concreto. Estes poros, além de ocasionarem a redução da resistência mecânica do concreto, aumentam sua permeabilidade e, em consequência, a durabilidade do concreto é prejudicada.


    A falta de água (valores baixos de relação água/cimento), por sua vez, fazem com que a reação de hidratação não ocorra de forma completa, produzindo um concreto com baixa qualidade.

    Vale ressaltar que a ABNT NBR 12655 (2015) estabelece, para concretos convencionais, valores de relação água/cimento, em massa, variando entre 0,45 e 0,65. No entanto, quanto maior a relação água/cimento (desde que não haja falta de água), menor será a resistência mecânica do concreto (isso pode ser averiguado pela Lei de Abrams).


    Portanto, a alternativa B está correta, pois os principais parâmetros influenciados pela variação da relação água/cimento são a resistência mecânica e a durabilidade do concreto.



    Gabarito do professor: Letra B.



    Os agregados e a produção de concreto não possuem influência considerável na relação água/cimento. Quanto ao tipo de cimento, vale ressaltar que concretos especiais demandam relações água/cimento diferentes da faixa citada.

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.