-
A avaliação de um imóvel pelo médodo RENDA leva em consideração a receita que este imóvel é capaz de gerar (aluguel, por exemplo).
-
Os métodos existentes de avaliação de imóvel são: por comparação, de renda, residual, involutivo e de custo de reprodução. A definição da questão refere-se ao método do CUSTO DE REPRODUÇÃO.
-
O enunciado da questão refere-se ao método Comparativo de Custo de Produção. A definição dada foi tirada da extinta NBR 5676- Avaliação de Imóveis Urbanos. Com o surgimento da NBR 14653 e suas partes, a NBR 5676 e outras normas perderam seu efeito normativo.
Ainda, segundo a NBR 5676, o Método da Renda é aquele que apropia o valor do imóvel e de suas partes constituitivas, com base na capitalização presente da sua renda líquida, seja ela real ou prevista.
-
De acordo com a NBR 14563-1:
8.2.4 Método da capitalização da renda
Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.
O método descrito na questão, na verdade, é o Método da quantificação de custo, o qual identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos. Segundo a NBR 14653-2 ele serve para identificar o custo de reedição de benfeitorias levando em conta a depreciação destas.vando em conta inclusive a depreciação eee, e
-
8.2.4 Método da capitalização da renda Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.
NBR 14653
-
ERRADO
Isso seria o método EVOLUTIVO
-
Método Evolutivo também é chamado de Custo de Reprodução
-
"O valor das benfeitorias é apropriado por meio da reprodução dos custos" (ERRADO)
Valor é uma coisa, custo é outra.
Por isso temos métodos de:
- Avaliação do valor de um bem.
- Avaliação do custo de um bem.
_
Conforme a NBR 14.653 2019:
Os conceitos de VALOR, PREÇO e CUSTO são distintos.
- O VALOR de um bem decorre de várias características, entre as quais se destacam sua raridade e sua utilidade para satisfazer necessidades e interesses humanos e sofre influências por suas características singulares e condições de oferta e procura. Trata-se de um conceito econômico abstrato e não de um fato.
- O PREÇO é uma expressão monetária que define uma transação de um bem, de seu fruto, de um direito, ou da expectativa de sua transação. O preço é um fato concreto, relacionado às capacidades financeiras, às motivações ou aos interesses específicos do comprador ou do vendedor.
- O CUSTO tem relação com o total dos gastos diretos e indiretos necessários à produção ou aquisição de um bem, fruto ou direito.