A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade da função “SOMA”, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células.
Antes de analisarmos a expressão apresentada, vale destacar a funcionalidade da função “SOMA” e as formas de referenciação de um intervalo de células.
Função “SOMA” - A função “SOMA” é utilizada para somar os valores de um intervalo. Essa função possui a seguinte estrutura “=SOMA(Intervalo)”.
Já a referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:
Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.
O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo.
Dessa forma, a função “=SOMA(A1:C1;E1)” somará os valores presentes nas células A1, B1, C1 e E1, resultando em 11.
Gabarito – Alternativa B.