SóProvas


ID
3979024
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

O princípio do Direito Processual Civil que tem destaque na norma do art. 250 do CPC, in verbis, “O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessários, a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais”, é o princípio:

Alternativas
Comentários
  • O princípio da instrumentalidade das formas determina que, ainda que fora da forma prescrita em lei, se o ato atingiu o objetivo, esse será considerado válido.

  • O princípio da instrumentalidade das formas demanda que o ato processual é um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade. Este princípio pode ser colacionado conforme o artigo 188 do CPC:

    Art. 188. Os atos e os termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir, considerando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.

    Assim, mesmo com a existência de vício, se o ato atingir a finalidade proposta, sem causar prejuízo as partes, não se declara a nulidade.