SóProvas


ID
397906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Em algumas situações específicas, após a realização do exame clínico e radiográfico, são indicadas exodontias, as quais podem ser classificadas simples ou complicadas e são realizadas utilizando-se uma de três técnicas — primeira, segunda e terceira. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A técnica segunda de exodontia consiste na utilização de retalhos mucoperiósteos e extratores com apoio em osso — normalmente, nas cristas ósseas interproximais (mesial ou distal).

Alternativas
Comentários
  • Técnica primeira (uso do fórceps). Técnica segunda (uso das alavancas). Técnica terceira (uso do cinzel, martelo ou alta rotação)
  • A técnica segunda consiste na utilização de elevadores, como a alavanca, nos casos em que não há coroa clínica suficiente para o fórceps ou existência de raízes residuais.
    A técnica primeira utliza o fórceps, portanto, para dentes com coroa clínica preservada.
    E a técnica terceira com realização de retalho, a fim de visualizar o osso alveolar, permitindo o uso de fórceps, alavanca ou até mesmo a osteoctomia.
  • Classificação das técnicas exodônticas, segundo Graziani, 1968:

    Técnica primeira – usa o fórceps, nesse caso há coroa para apoiá-lo;Técnica segunda – usa os elevadores, em caso de raiz residual, por exemplo;Técnica terceira – retalho, faz quando não consegue acessar, então faz uma incisão, corta um retalho para poder chegar ao dente.