SóProvas


ID
397930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma paciente foi atendida no serviço de odontologia, queixando-se de dor na região do incisivo lateral superior direito. Na história clínica, referiu que, desde os nove anos de idade, realizava cirurgias para a remoção de um cisto na região. No exame intrabucal, foram constatadas a ausência do referido dente e uma fístula no local. Por meio da radiografia periapical, foi possível observar uma zona radiolúcida circunscrita que provocava afastamento dos dentes vizinhos e se estendia até o rebordo alveolar. Diante desse quadro, foram realizados o tratamento endodôntico dos dentes vizinhos e a enucleação da lesão. Nos pós- operatórios de um e de três anos, foi constatado que a lesão persistiu.

Com base no caso clínico acima, julgue os itens a seguir.

Por meio da realização de pós-operatório de persistência da lesão, pode-se formar o diagnóstico diferencial de queratocisto.

Alternativas
Comentários
  • Queratocisto Odontogênico:
         Derivam da lâmina dura;

    Representam 5-17% de todos os cistos maxilares;

    Caracterizam-se por ter o maior índice de recidivas entre todos os cistos odontogênicos (10 a 60%);

    Destacam-se por conter substância viscosa ou cremosa, que se forma a partir de sua cobertura epitelial.

  • Apesar de ocorrer preferencialmente na mandíbula, se encaixa na descrição de Ceratocisto entre outros, por haver reabosorção óssea local e movimentação dos dentes adjacentes mas não reabsorção dessas raízes.