SóProvas


ID
3980029
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Levando em consideração as tendências pedagógicas da educação física escolar, descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as seguintes assertivas:

I. A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Quanto à seleção de conteúdos para as aulas de Educação Física, sugere que se considere a sua relevância social, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. Em relação à organização do currículo, ressalta que é preciso fazer o aluno confrontar os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo.
II. As abordagens críticas passaram a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, uma Educação Física crítica estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista à superação das desigualdades sociais. Para essa abordagem, a Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido pela interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos.
III. A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que aparece a partir da década de 1970, em contraposição aos modelos anteriores. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A principal vantagem dessa abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de Educação formal.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola. Quanto à seleção de conteúdos para as aulas de Educação Física, sugere que se considere a sua relevância social, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. Em relação à organização do currículo, ressalta que é preciso fazer o aluno confrontar os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo.

    (Apesar dessa faixa-etária, nesta abordagem não há intenção de desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e pensamento lógico-matemático, muito menos buscar, na educação física, solução para todos os problemas sociais do país.)

    (somente a primeira parte condiz com a abordagem)II. As abordagens críticas passaram a questionar o caráter alienante da Educação Física na escola, propondo um modelo de superação das contradições e injustiças sociais. Assim, uma Educação Física crítica estaria atrelada às transformações sociais, econômicas e políticas, tendo em vista à superação das desigualdades sociais. Para essa abordagem, a Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido pela interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos.

    (questão correta) III. A psicomotricidade é o primeiro movimento mais articulado que aparece a partir da década de 1970, em contraposição aos modelos anteriores. Nele, o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, ou seja, buscando garantir a formação integral do aluno. A principal vantagem dessa abordagem é que ela possibilitou uma maior integração com a proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física nos primeiros anos de Educação formal.