SóProvas


ID
3980740
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O conceito de biossegurança pode ser definido como “uma condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o ambiente”. Assim, uma etapa fundamental é a avaliação de risco que incorpora ações que objetivam a identificação e classificação dos agentes biológicos, e a probabilidade do dano proveniente deles. A partir do conhecimento sobre os riscos biológicos em biossegurança, observe as afirmativas abaixo:

I. Os agentes biológicos que afetam o homem são divididos em 5 classes de acordo com as possibilidades de contaminação.
II. Quando um agente biológico não está incluído nas classes de riscos 2, 3 e 4, isso implica automaticamente a sua inclusão na classe de risco 1.
III. A avaliação de risco biológico precisa considerar critérios que permitam o reconhecimento, a identificação e a probabilidade de danos decorrentes de fatores tais como: modo de transmissão, natureza do agente biológico e dose infectante.
IV. A classe de risco 1, apesar de representar baixo risco individual e para a comunidade, apresenta uma série de agentes biológicos causadores de doenças no homem e nos animais como por exemplo: Schistossoma mansoni.

Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    I. divididos em 4 classes

  • III. A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com a gravidade dos danos. Assim, a classificação dos agentes biológicos constantes nesta publicação teve foco básico nos agentes causadores de enfermidades em humanos e nas taxas de morbi-mortalidade do agravo. Por outro lado, a análise de risco deve ser orientada por parâmetros que dizem respeito à classificação de risco do agente biológico e ao tipo de procedimento realizado. Consideram-se ainda as medidas de biossegurança relativas aos procedimentos (boas práticas), à infraestrutura (desenho, instalações físicas e equipamentos de proteção) e à qualificação de recursos humanos.

    Fonte: Classificação de risco segundo MS