SóProvas


ID
3980773
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

“Segundo Henry, et al (2012): “Quando o sangue venoso é colocado num tubo vertical, os eritrócitos tendem a sedimentar no fundo. O comprimento da queda a contar do topo da coluna de eritrócitos num determinado intervalo é chamado de Velocidade de Hemossedimentação (VHS)”. Sobre o exame de Velocidade de Hemossedimentação analise as assertivas a seguir:

I. O VHS mede a viscosidade sanguínea e é influenciado pelo volume e forma dos eritrócitos e pelas proteínas plasmáticas (fibrinogênio, as α 2, β e ɤ- globulinas e em menor quantidade a albumina).

II. O VHS é um método inespecífico na detecção de processos neoplásicos, inflamatórios ou neoplásicos, ou na avaliação do grau de atividade ou de extensão da doença de base.

III. Anemias graves, artrite reumatoide, cânceres metastáticos, mieloma múltiplo e osteomielite são exemplos de condições clínicas associadas ao aumento do VHS.

IV. Policitemia, uso de corticoides, lúpus eritematoso sistêmico, esferocitose hereditária são exemplos de condições clínicas associadas à diminuição do VHS.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Erros: I - albumina está em maior quantidade que as demais proteínas

    IV - O Lúpus gera um processo inflamatório generalizado que propicia o AUMENTO do VHS (inflamação atrai citocinas, proteínas pró-inflamatórias e demais medicadores que deixam o sangue mais concentrado, sendo mais rapidamente sedimentado)

  • Na vdd a assertiva I está errada porque o exame de VHS não mede a viscosidade sanguínea, ele mede a velocidade de sedimentação entre os glóbulos vermelhos e o plasma. A Albumina, não interfere no VHS, o que mais altera é sim o Fibrinogênio e em menor extensão as alfa2, beta e gama globulinas.