SóProvas


ID
3980782
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

“As parasitoses intestinais constituem um dos graves problemas de saúde pública, onde a maior taxa de incidência está relacionada muitas das vezes as pessoas de classe econômica e social baixa, devido as péssimas condições de moradia, saneamento básico e higienização pessoal que estão associadas a outros fatores que contribui na propagação dos agentes etiológicos ao meio. As enteroparasitoses são decorrentes de infecções causadas por protozoários ou helmintos podendo estas apresentar sintomatologias ou não, sendo as principais, diarréia crônica, vômitos, dores abdominais, desnutrição e déficit cognitivo.” (Fonte: Araújo, C. C. F.; Silva, F. M; L. S.; Freitas R. A. F. (2014).

Sobre os diferentes métodos utilizados no diagnostico das parasitoses, analise as assertivas a seguir:

I. O método da fita gomada (Graham) é utilizado para detectar ovos de para pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis, Taenia saginata e Taenia solium.


II. O método de Kato-Katz é um método utilizado para a detecção de cistos que consiste na centrifugação e quantificação de ovos por filtração em tela.

III. O método de MIFC ou de Blagg é um método de sedimentação espontânea semelhante ao método de Hoffman, útil para a investigação de cistos e oocistos de protozoários e ovos e larvas de helmintos.

IV. O método de Baermann-Moraes é um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo e é usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis, podendo observar larvas de ancilostomídeos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I - O método da fita gomada é utilizado para pesquisa de ovos de taenia ou enterobius na região perianal. A técnica consiste em pressionar a parte colante da fita na região perianal (pela manhã, antes da higiene ou evacuação), com ajuda de um tubo de ensaio ou espátula de madeira. A fita é colada na lâmina e observada em objetiva de 20x a 40x.

    II - Kato-Katz é utilizado na detecção de ovos de Shistossoma. As fezes são colocadas em papel filtro, sobre as fezes é colocado uma tela metalica milimetrada, comprimindo diversas vezes. Após obtenção do filtrado, a amostra é colocada sobre uma lâmina, e coberta com papel celofane embebido em glicerina e verde malaquita. A amostra deve ficar em repouso por aproximadamente 1h e ser analisada. ( NÃO SÃO PESQUISADOS CISTOS E NEM É UM MÉTODO DE CENTRIFUGAÇÃO )

    III - O método de MIFC ou de Blagg o método usado é a sedimentação por centrifugação. ( NÃO É SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA E SE ASSEMELHA AO MÉTODO DE RITCHIE E NÃO AO DE HOFFMAN )

    IV - O método de Baermann-Moraes é um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo e é usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis, podendo observar larvas de ancilostomídeos. Em um tubo com fundo afunilado adiciona-se água morna (40 a 42 °C). Sobre ele se coloca um funil com gaze e diretamente sobre a gaze (dobrada em quatro) de 3 a 4 g das fezes a serem examinadas, de forma que estas entrem em contato com a água (parcialmente submersas). Deixar em repouso por 20 a 30 minutos.

    Resposta = A