SóProvas


ID
398083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens de 45 a 50 relativos à identificação por rádio
frequência (RFID).


As etiquetas RFID podem ser classificadas em três categorias: passivas, semipassivas e ativas. As etiquetas passivas não têm fonte de alimentação interna, enquanto que as etiquetas semipassivas e as etiquetas ativas possuem fontes de energia internas.

Alternativas
Comentários
  • O que é um sistema RFID?

     

    A identificação por rádio freqüência (RFID) vem sendo testada desde o início da década de 80 como uma alternativa a outros meios de identificação, como é o caso típico dos códigos de barras e o do QR Code.


    Um sistema completo de RFID é a integração de uma série de componentes que permite a identificação e o gerenciamento de objetos. A grande maioria dos sistemas RFID são compostos por pelo menos quatro itens básicos:

     

    1 - Etiqueta eletrônica: contém a informação referente ao produto. Um circuito integrado interno a esta etiqueta irá carregar estas informações. Estas etiquetas costumam ser classificadas em três tipos:

     

    1.1 - Passivas: Não necessitam de alimentação interna. Sua energia vem do próprio sistema de leitura, através de indução magnética ou campo eletromagnético. Seu alcance típico dificilmente ultrapassa os 5 metros. São as mais comuns e amplamente utilizadas por um simples motivo: o custo.

     

    1.2 - Semipassivas: Têm uma fonte de alimentação interna (bateria), apenas para a recepção de dados. Isso permite que sejam lidas sem a energia do leitor externo, fazendo-as serem capazes de trabalhar em ambientes com potência muito baixa de campo magnético. Isto reduz a quantidade de energia necessária para o sistema funcionar e também as interferências externas ao sistema. Como tem uma bateria interna, seu alcance pode chegar a 100 m. São mais caras e não são utilizadas em larga escala.

     

    1.3 - Ativas: Tem uma fonte de energia interna (bateria) e um transmissor. Alcance pode chegar a alguns quilômetros. São muito caras para produção em grande escala e utilizadas em sistemas específicos.
     

    2 - Leitor: conjunto de antenas que lêem e/ou gravam informações das etiquetas. Podem ser manuais (handhelds) ou fixos.

     

    3 - Servidor e softwares: fazem o armazenamento dos dados lidos e/ou gravados das etiquetas. Os softwares podem gerenciar as informações e emitir relatórios sobre os controles de estoques, produtos, indicar localização, etc.

     

    4 - Sistema de comunicação: faz a interligação entre os leitores e os servidores. Podem utilizar os meios tradicionais, como internet, rede, fibra ótica, etc.



    Fonte: https://www.embarcados.com.br/rfid-etiquetas-com-eletronica-de-ponta/

    Bons estudos !