SóProvas


ID
3981244
Banca
FAEPESUL
Órgão
Prefeitura de Biguaçu - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de estruturas de concreto armado é normatizado no Brasil pela ABNT NBR 6118/2014. Esta norma aplica-se às estruturas de concretos normais, identificados por massa específica seca maior do que 2000 kg/m³, não excedendo 2800 kg/m³, do grupo I de resistência (C20 a C50) e do grupo II de resistência (C55 a C90). Sobre o que recomenda esta norma são apresentadas as seguintes proposições:


I. Os requisitos de qualidade de uma estrutura de concreto são classificados, de acordo com a NBR 6118/2014, em: capacidade resistente, desempenho de serviço e durabilidade.

II. Quanto a apresentação de projetos, segundo a NBR 6118/2014 o produto final do projeto estrutural é constituído por desenhos, especificações e critérios de projeto. As especificações e os critérios de projeto podem constar nos próprios desenhos ou constituir documento separado.

III. Conforme a norma citada no enunciado, os mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto são a ação de cloretos, a expansão por sulfato e reação álcali-agregado, já à dispassivação da armadura se deve à carbonatação ou à lixiviação.

IV. Todas as barras das armaduras devem ser ancoradas de forma que as forças a que estejam submetidas sejam integralmente transmitidos ao concreto, seja por meio de aderência ou de dispositivos mecânicos ou por combinação de ambos.

V. As deformações impostas de maneira uniforme nas peças de concreto, como aquelas decorrentes de retração, bem como temperatura e fluência do concreto, podem ser consideradas desprezíveis desde que seja realizada a criação de juntas de concretagem ou de dilatação.


São CORRETAS as proposições: 

Alternativas
Comentários
  • III- faltou lixiviação e o cloreto age na armadura por despassivação por ação de cloretos

    V- as juntas vão atenuar, mas é preciso levar em consideração todos os fenômenos nos demais cálculos

  • III - deterioração relativa ao cloreto afeta principalmente a armadura e não o concreto:

    Deterioração do concreto: lixiviação, reação álcali-agregado, expansão por sulfato.

    Deterioraçaõ do aço: ação de cloretos e carbonatação.

    V - junta de dilatação e concretagem não ajuda no encurtamento do concreto em peças protendidas, por exemplo, que, por fim, causarão uma perda de protensão.