SóProvas


ID
398296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a qualidade de serviços em redes IP.

FIFO (first in first out) é um dos mecanismos de enfileiramento que podem ser usados para melhorar o desempenho de ambientes com qualidade de serviço.

Alternativas
Comentários
  • FIFO (first in first out) ou FCFS (first come first served) é um mecanismo de escalonamento utilizado para garantir a qualidade do serviço na rede. Ele preconiza que os pacotes serão transmitidos a medida que chegarem na fila.

  • FIFO para garantir QoS???

    Como a CESPE fala uma coisa dessas?
    como garantir qualquer qualidade de serviço com uma fila?

    Se um pacote de alta prioridade chega ao Roteador depois de um pacote de baixa prioridade, pelo algoritmo de FIFO ele será atendido depois, logo não há nenhuma garantia de QoS para FIFO.
    FIFO é utilizada na internet exatamente por ser best effort

    Para se obter QoS é necessario utilizar um mecanismo de FAIR QUEUEING, PRIORITY QUEUEING, Weighted Fair Queuing, Leaky bucket ou similares.
    Neste mecanismos os pacotes de alta prioridade tem precedência sobre pacotes de baixa prioridade.

    Fonte: Kurose, F. James, Redes de computadores e a internet, 4 edição

    Alguem sabe se foram feitos recursos?
    A banca se pronunciou?
  • FIFO - FIRST IN FIRST OUT

    Em geral, o controle de tráfego nas conexões seriais dos roteadores é implementado através de filas FIFO (o primeiro a entrar é o primeiro a sair). Uma fila FIFO é um mecanismo de armazenamento e repasse (store and forward) que não implementa nenhum tipo de classificação.

    A ordem de chegada dos pacotes é que determina a alocação da banda, e o que chega primeiro é logo atendido. É o tratamento default da fila nos roteadores, já que não requer nenhuma configuração. O problema ocorre em tráfego de rajada, que pode causar longos atrasos em aplicações sensíveis ao tempo. Por isso, filas FIFO não servem para aplicações que requerem QoS.
  • Não existe qualquer dúvida em relação a essa questão:

    Técnicas para melhorar(e não garantir) o QoS:

    Programação;

    Formação de filas FIFO;

    Formatação de Tráfego;

    Reserva de Recursos;

    Controle de Admissão.
     

    Fonte: Forouzan 4ª Edição - Comunicação de Dados e Redes de Computadores, página 780.

    E para quem ainda tem alguma dúvida, cito o Tanenbaum 4ª Edição para 435 - Redes de Computadores.
    Qualidade de Serviço capítulo 5:
    "O processamento de pacotes na ordem de sua chegada significa que um transmissor agressivo pode capturar a maior parte da capacidade dos roteadores por onde passam seus pacotes, reduzindo a qualidade de serviço para outros. Para contrariar tais tentavitas, foram criados vários algoritmos para programação de pacotes. Um dos pioneiros foi o algoritmo de enfileiramento justo..."

    Abraços, vamo que vamo.

  • Mais uma das pegadinhas do CESPE.

    A questão está correta. Segundo Tanenbaum, o Armazenamento em Buffer é uma técnica para se alcançar boa QoS. Ora, sabemos que os buffers dos roteadores são implementados como filas de pacotes; e essa ideia é similar à tecnica de QoS em questão.
    Armazendo os pacotes em um buffer, é possível haver uma suavização da flutuação (jitter), um dos fatores-chave para se alcançar QoS (a saber: Confiabilidade, Retardo, Flutuação e Largura de Banda).


    Bons estudos!
  • Melhorar é diferente de garantir.

    GABA: CERTO
  • Sinceramente, eu concordo com o Bernardo.

    De acordo com o próprio Tanenbaum, 5ª edição, página 258:

    "O escalonamento FIFO é simples de implementar, mas não é adequado para fornecer boa qualidade de serviço, pois, quando existem múltiplos fluxos, um fluxo pode facilmente afetar o desempenho dos outros."

    Ao meu entender, isso quer dizer que não melhora.
  • FIFO pra QoS me parece estranho também. Imagine duas aplicações, uma de e-mail que não necessita QoS, e uma VoIP que necessita QoS. FIFO faria com que pacotes de e-mail que chegassem antes tivessem prioridade frente aos pacotes VoIP que chegaram depois, ocasionando atraso na fala dos interlocutores. Ou seja, Piora o desempenho do ambiente que necessita QoS.
  • Maldita CESPE... mal posso prever seus movimentos. rsrs. 

  • Meses de estudo e uma questão dessa me faz pensar que não sei de nada...

  • Algorítmo do melhor esforço, usado por padrão nas redes IP, usa o mecanismo FIFO. Esse não é recomendado para aplicar QoS, uma vez que trata os pacotes sem distinção. PORÉM, apesar de não ser recomendado pode ser utilizado sim(mesmo que não faça muita diferença).

     

    Gabarito: C

     

  • Certinho.

    Lembrando que são 3 tipos de filas:
    1. Filas FIFO;
    2. Filas por Prioridade ou Enfileiramento Prioritário;
    3. Filas Ponderadas ou Enfileiramento Justo Ponderado.

  • Eita q o negócio aqui tá uma kabarezada, com cada um dizendo uma coisa. Vamos lá tentar elucidar essa babaça.

    Moçada, vcs estão se esquecendo de 1 lance aí q ngm comentou: as filas prioritárias.

    Segundo[1] "Pela regra do enfileiramento prioritário, pacotes que chegam ao enlace de saída são classificados em classes de prioridade na fila de saída. Cada classe de prioridade tem em geral sua própria fila. Ao escolher um pacote para transmitir, a disciplina de enfileiramento prioritário transmitirá um pacote da classe de prioridade mais alta cuja fila não esteja vazia (isto é, tenha pacotes esperando transmissão). A escolha entre pacotes da mesma classe de prioridade

    é feita, normalmente, pelo método FIFO".

    Logo, a questão está correta por esse detalhe.

    Fonte:

    [1] Redes, Kurose.