SóProvas


ID
398383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes sem fio, segundo o padrão IEEE 802.11, julgue os itens seguintes.

No modo de funcionamento AdHoc, o ponto de acesso (access point) tem a função de fornecer o roteamento com o protocolo OLSR (optimized link state routing).

Alternativas
Comentários
  • No modo AdHoc não existe o conceito de ponto de acesso.
  • Complementando a resposta do colega Guilherme:

    No modo adhoc os dsipositivos sem fio formam uma rede a interligando-se um ao outro. Para conseguirmos formar uma rede adhoc é necessário intervenção do usuário na configuração do computador, ou seja, precisa ir nas configurações e criar uma nova conexão de rede do tipo adhoc para que assim essa rede fique disponivel entre os computadores envolvidos. Já num ambiente que tenha um AP, ao ligar o computador você já detecta a sua presença e se tiver as credenciais já pode se ligar a rede.
  • Para conhecimento:

    Protocolo OLSR: Esse protocolo é um dos principais numa rede Ad Hoc. Ele é pró-ativo, ou seja, periodicamente troca informações sobre a rede com os nós, de modo a atualizar constantemente suas tabelas de roteamento. Está no processo de padronização pelo IEEE 802.11s para redes Wireless Mesh. Esse é um protocolo baseado em estados de enlace. Sua função principal é limitar a quantidade de nós da rede que encaminha estados do enlace, a fim de que se possa eliminar mensagens redundantes. Para isso, é utilizada uma técnica chamada MPR (MultiPoint Relay).

    protocolo AODV: foi programado com o objetivo de ser um protocolo adaptativo a cenários de alta mobilidade, de maneira a evitar desperdício de banda e minimizar o processamento nos nós, que atuam como roteadores na rede. São utilizadas tabelas de roteamento tradicionais, ou seja, é armazenado apenas o próximo salto para o nó destino em questão.

     

    Protocolo DSR: cada nó armazena um cache de roteamento, contendo as rotas conhecidas por este. Sendo do tipo reativo, se os dispositivos do sistema se movem a uma velocidade muito alta, os caminhos armazenados nesse cache se tornam inválidos muito rapidamente, pois não há troca periódica de informações sobre a topologia da rede. Vale acrescentar que é utilizado o roteamento por fonte, ou seja, o nó de origem conhece toda a rota até o nó destino.

    A principal característica deste protocolo é possuir o melhor desempenho em ambientes onde a velocidade de mobilidade dos nós é baixa, porém este não oferece nenhuma adaptação no caso contrário.

    Protocolo DSDV: é um protocolo pró-ativo (periodicamente, um nó enviara sua tabela de rotas aos seus vizinhos) inspirado no Distance-Vector juntamente com a implementação de números seqüenciais. Estes permitem saber quando uma entrada na tabela de roteamento foi alterada e o autor desta ação.

    fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/adhoc/dsdv.html




  • Complementando, além de o modo Ad Hoc não utilizar pontos de acesso (pois os computadores se comunicam diretamente), não é usado nenhum protocolo de roteamento já que não ocorrem saltos.
    A rede ad hoc do padrão 802.11 opera com todos os computadores operando dentro de uma mesma área, ou seja, todos "enxergam" todos.
  • Só pelo fato de ter LINK STATE e AD HOC na mesma questão, já gera uma dúvida

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    CESPE - 2020 - MINISTÉRIO DA ECONOMIA

    Uma rede wireless ad hoc é um conjunto de computadores conectados entre si, sem ponto de acesso e sem acesso à Internet.

    CORRETO!

  • ad hoc não tem ponto de acesso.

  • Em uma rede sem fio no modo ad hoc, os computadores associados podem enviar dados diretamente uns aos outros

  • Gab.: Errado

    Modo AdHoc: As redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso comum aos computadores conectados a ela, de modo que todos os dispositivos da rede funcionam como se fossem um roteador, encaminhando comunitariamente informações que vêm de dispositivos vizinhos.

    Complementando:

    Modo Infraestrutura: Enquanto os Hubs e Switchs são equipamentos concentradores de uma rede Ethernet, na Wi-Fi usamos um ponto de acesso ou também conhecido como Access Point.

    fonte: professor Léo Matos.