SóProvas


ID
398470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Brasil colonial, julgue os itens que se seguem.

A aliança entre a Companhia de Jesus e o Marquês de Pombal permitiu aos jesuítas estender o projeto missionário desenvolvido com os indígenas ao vale do rio Amazonas e ao sul da colônia.

Alternativas
Comentários
  • O Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil.
  • 1759 – O marquês de Pombal decreta a expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal. A alegação principal é a de que a companhia se tornara quase tão poderosa quanto o Estado, ocupando funções e atribuições mais políticas que religiosas. Setores da própria Igreja admitem que os jesuítas dão excessiva proteção aos nativos, como acontecera na Guerra Guaranítica. Além de fechar a instituição em todo o império português, o marquês de Pombal muda os estatutos dos colégios e das missões e impõe a eles direções leigas.
    O sistema de capitanias hereditárias é extinto pelo marquês de Pombal. As poucas capitanias que ainda não haviam voltado para as mãos da Coroa portuguesa são compradas ou confiscadas.
  • Nesta epoca, a coroa portuquesa estava preocupada com a perda da influencia sobre a colonia(Brasil), devido aos avanços da companhia de jesus(jesuitas) na area educacional(ideologica), o que motivou o envio do M. de Pombal ao brasil, para reestabelecer a ordem da casa.
    Dizem ainda os historiadores que grande parte da população adotou o tupi como lingua oficial.
  • A expulsão dos jesuítas em 1759, cujo pretexto foi o envolvimento de um inaciano na conspiração para assassinar D. José, descoberta a tempo e punida exemplarmente por Pombal, obedeceu a um ditame mais amplo, que era o fortalecimento do absolutismo. Para isso, era necessário eliminar os rivais mais fortes da casa real: os nobres mais poderosos e a Companhia de Jesus, riquíssima tanto no reino quanto na Colônia. A devassa que se seguiu à descoberta da conspiração aniquilou famílias aristocráticas seculares e garantiu, com a expulsão dos padres jesuítas (prática, aliás, seguida generalizadamente por diversos monarcas católicos depois disso), a retomada – de eficácia discutível, é verdade – do controle por parte do Estado de áreas até então sob o domínio exclusivo da companhia, sobretudo na Amazônia das drogas do sertão.

  • O Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil.

  • Pomba nos Jesuítas!
  • pomba nos jesuítas
  • Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil.

  • Marquês de Pombal deu POMBADA nos jesuítas.

  • Pombal extinguiu a Companhia de Jesus e expulsou os jesúitas do Brasil!