SóProvas


ID
398503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à República brasileira no
período entre 1894 e 1930.

A década de 20 do século passado caracterizou-se por turbulências políticas, sociais e culturais, das quais são exemplos o tenentismo e a Semana de Arte Moderna.

Alternativas
Comentários
  • Foi a década que consolidou a crise da república oligárquica.
  • Gabarito CERTO:No início da década de 20 num contexto cheio de agitações políticas, culturais e sociais, artistas, poetas e intelectuais brasileiros, entusiasmados com as novas tendências artísticas, organizaram um evento cultural que marcaria para sempre a história da arte brasileira. O evento conhecido como Semana de Arte Moderna ocorreu no período de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal da cidade de São Paulo. O principal objetivo desse evento era desvencilhar-se do passadismo academicista e conservador que ainda controlavam o repertório artístico-literário brasileiro, fundindo as influências do exterior e elementos da cultura do Brasil afim de criar uma arte essencialmente brasileira.

    tenentismo foi um movimento militar brasileiro com cunho político, durante o período de 1920 até 1930. O movimento possui essa nomenclatura pela maioria dos integrantes possuírem a patente de tenente. Os militares acabaram perdendo seu poder dentro da política, inaugurado no início da República com presidente Deodoro da Fonseca, que era marechal — maior hierarquia do exército.

    Fonte: Infoescola

  • O Brasil viveu momentos efervescentes na década de 1920, quando se desenvolveu a Semana de Arte Moderna, que inaugurou um novo momento em nossas artes, e quando tivemos também o desenvolvimento do Tenentismo.

    Com duração de 1922 a 1927, o TENENTISMO foi um movimento político-militar realizado por jovens oficiais brasileiros, em geral tenentes e capitães (média e baixa patentes), que estavam insatisfeitos com o sistema político do país, especialmente com as práticas impostas pelas oligarquias.

    Resposta: Certo

  • TENENTISTA      

     tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.

    O que defendiam: Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção. 

    *eram contra as oligarquias.

     O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: 

    -Queriam a centralização do poder (governo forte e centralizado).

    -tinham uma politica nacionalista .

     - Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);

     - Reforma no sistema educacional público do país;

     - Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

    Apesar de ser contra as oligarquias eles participaram da aliança liberal na revolução de 30 junto com a oligarquia mineira.

    -Tentaram pelas armas derrubar as estruturas políticas em vigor.

    -Revolta dos 18 do Forte de Copacabana (1922), Revolta dos Paulistas (1924) e a Coluna Prestes (1924-27).- a coluna prestes Não tinha o apoio popular.

    *a coluna prestes foi o maior movimento dos tenentistas no brasil, marcharam por mais de 2 anos desafiando o poder presidencial. - não teve apoio popular.