SóProvas


ID
3986749
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

       O Barão do Rio Branco estava atento à opinião pública, que clamava pela defesa dos brasileiros do Acre. Se o território era tradicionalmente reconhecido como boliviano, a população que para lá se deslocara era majoritariamente brasileira. O barão conseguiu neutralizar a possibilidade de apoio estrangeiro às pretensões bolivianas ao indenizar os acionistas da empresa anglo-americana Bolivian Syndicate. Ele afastou também o Peru, reservando seus direitos para uma negociação posterior, e concentrou-se na negociação com a Bolívia.

(Luís Cláudio Villafañe Gomes Santos. O evangelho do Barão,
2012. Adaptado.)



O autor refere-se às negociações diplomáticas que deram origem ao Tratado de Petrópolis de 1903. A incorporação do Acre ao território brasileiro envolveu

Alternativas
Comentários
  • O povoamento do Acre se iniciou aproximadamente no ano de 1880. Os mercados estrangeiros demandavam a compra de borracha e, assim, na procura por látex os brasileiros começaram a ocupar o território da Bolívia que hoje corresponde ao Acre. No ano de 1889 aconteceu uma revolta armada entre os colonos brasileiros e os bolivianos que pretendiam retomar e ocupar o seu próprio território. Os brasileiros, apoiados pelo governo do estado do Amazonas, forçaram a retirada dos bolivianos do Acre e assim, no dia 14 de julho de 1889, foi proclamada a República de Porto Acre. O governo brasileiro reconheceu que o território era da Bolívia e desfez a tentativa da República Acreana em 1900. 
    Os bolivianos tentaram mais uma vez retomar seu território, porém foram impedidos e foi proclamada a Segunda República. A reação veio da tropa militar da Bolívia que desfez a República um mês após a sua instituição. Em agosto de 1902 o militar Plácido de Castro recebeu o apoio do governador do Amazonas e iniciou-se a Revolução Acreana. A terceira República foi implementada e dessa vez o presidente do Brasil e o Diplomata Barão do Rio Branco interviram antes de qualquer revolta. Neste contexto histórico foi assinado o Tratado de Petrópolis que consistiu em uma troca de territórios entre Brasil e Bolívia. Após a assinatura do contrato, a Bolívia ficou com os territórios entre os Rios Madeira e Abuña e o Brasil ficou com o território referente ao Estado do Acre. 
    Além disso, o Brasil se comprometeu com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré para o escoamento dos produtos bolivianos, além de uma indenização de dois milhões de libras esterlinas. Acerca da anexação do Acre uma afirmativa está correta. 

    Os dados necessários são disponibilizados pela página do Instituto Alexandre de Gusmão, que se dedica a estudos de relações internacionais, Há farto material acerca das ações do Barão do Rio Branco. 
    A) CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois os seringueiros eram os profissionais que buscavam o látex no território onde é o Acre para suprir a demanda por borracha. Este item que teve um papel importante para a economia brasileira até o ano de 1912. O Tratado de Petrópolis foi apresentado pelo Brasil como uma tentativa de impedir um conflito maior em função das disputas territoriais entre a Bolívia e os brasileiros que estavam no território do Acre. Esta alternativa também está correta pois os brasileiros deram uma indenização a Bolívia com o objetivo de ressarcir os estrangeiros que arrendaram parte do seu território. 
    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as negociações que ocorreram entre o Brasil e a Bolívia foram de apoio mútuo, através do qual os interesses de ambos os lados foram preservados. Os bolivianos tiveram acesso ao território para escoar a sua produção através da Estrada de Ferro e o Rio Amazonas, além disso quitaram o contrato de arrendamento com a Bolivian Syndicate. Os brasileiros, por sua vez, permaneceram no território que povoaram e continuaram a extração de látex. 
    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois não houve dissensão na política nacional a respeito das negociações diplomáticas com relação ao estado do Acre. O Brasil pagou a Bolívia uma indenização para que a empresa anglo americana presente no território fosse ressarcida. Além disso, a exploração que o texto da questão se refere é a do látex para a produção de borracha. 
    D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta porque o Brasil negociou a indenização para que o país que possuía o acordo com a Bolívia pudesse ser ressarcido e também não se envolvesse na disputa. O Barão do Rio Branco também neutralizou as questões com o Peru. As disputas não envolveram questões de fronteiras herdadas do período colonial pois foram solucionadas pelo Tratado de Madri. Houve, porém, arbitragem internacional 
    E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois no ano de 1903 quando na assinatura do Tratado de Petrópolis a escravidão já havia sido extinta no Brasil. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • LETRA A. Quase em suma as questões que versam acerca da anexação do Acre discorrem sobre o interesse da extração de borracha da região, o que era interessante para o Brasil e os demais territórios da américa latina.

    "vale lembrar que passa quem acerta mais questões, não quem sabe mais o conteúdo. Além da matéria é importante você conhecer a sua banca e como ela trabalha suas questões. A tendência das questões sobre os mesmos assuntos é se repetir."

  • Tratado de Petrópolis de 1903 - O Brasil compra o Acre da Bolívia, visando alavancar o ciclo da borracha, extraindo o latéx, seringal, para a indústria automobilística mundial.