( ) As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos.
( ) As diferenças de objetivos e de interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito.
( ) O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana.
( ) Para que haja conflito, além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas.
( ) A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão).
Quem estuda Gestão de pessoas ou Adm Geral já sabe que nada é 100% certo/garantido. Tipo de questão para não se levar em consideração.
A questão em análise exige, para ser respondida corretamente, que tenhamos conhecimentos sobre a gestão de conflitos no âmbito organizacional. Algumas afirmações são apresentadas e devem ser julgadas como V ou F.
Antes de julgarmos as afirmativas, vamos ver o que um dos maiores nomes da disciplina, no Brasil, ensina sobre o assunto.
Para Chiavenato (2004), o conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana. As pessoas nunca têm os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos.
O conflito está ligado ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Chiavenato (2014) ensina que para que haja conflito é preciso que aconteça uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. Ou seja, um indivíduo ao buscar seus objetivos, tenta impedir seu "rival" de alcançar os dele. A interferência pode ser de duas formas, segundo Chiavenato, ativa - mediante uma ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos - ou passiva, mediante omissão.
Agora vamos classificar as afirmativas em V ou F. Ao fim, teremos nosso gabarito.
- (V) As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos.
- (V) As diferenças de objetivos e de interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito.
- (V) O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana.
- (V) Para que haja conflito, além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas.
- (V) A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão).
Após analisar as afirmações, percebemos que todas estão corretas, assim, marquemos a alternativa "A".
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.