SóProvas


ID
3990463
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na América portuguesa, as irmandades eram espaços de:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    auxílio mútuo, em caso de doença, enterro e assistência a órfãos e viúvas, e de arrecadação de recursos para alforria, servindo também para manter traços das culturas africanas, como forma de resistência à sociedade escravocrata.

  • auxílio mútuo, em caso de doença, enterro e assistência a órfãos e viúvas, e de arrecadação de recursos para alforria, servindo também para manter traços das culturas africanas, como forma de resistência à sociedade escravocrata.

  • não tem nada a ver com a pm-pr

  • As irmandades são instituições religiosas compostas por leigos que tinham como objetivo ajudar os seus membros e a comunidade.

    apareceram principalmente em Mg

  • As irmandades na América Portuguesa eram instituições religiosas porém, não possuíam um vinculo oficial direto com a Igreja Católica. Entretanto, as irmandades obedeciam às regras sancionadas pela Igreja e possuíam as suas contas verificadas por um representante religioso.

    Elas foram um fenômeno tipicamente urbano, que ficou mais evidenciado com o início da corrida do ouro em Minas Gerais no século XVIII. As irmandades podiam ser chamadas de “Ordens Terceiras". Os membros das irmandades eram compostos por leigos. O objetivo era auxiliar os seus membros e a comunidade na qual estavam inseridos. Cada grupo social podia criar a sua irmandade, desta forma, existiam instituições de negros, homens de negócio, profissionais liberais urbanos, dentre outras. As características de formação das Ordens Terceiras eram variáveis, mas todas tinham como elemento identitário: um santo católico para quem se faziam as rezas e, festas religiosas para divulgar e praticar a devoção. 

    As irmandades também eram espaços de socialização entre os membros ,além de local no qual eles se ajudavam mutuamente e realizavam as obras de caridade e de assistencialismo. O financiamento da construção de Igrejas também era uma prática entre os leigos, principalmente nas irmandades de maior poder aquisitivo . Também expressava implicitamente a disputa pelo poder político e importância social.

    Por ser a questão bastante específica  há que prestar atenção à bibliografia fornecida para estudo e ler cada alternativa com cuidado. Elas são parecidas e apresentam um jogo de palavras e ideias.

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois somente as irmandades de negros realizavam as festas para arrecadar fundos e assim alforriar outros negros. Os negros que fugiam dos seus senhores recebiam assistência nos quilombos. 

    B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois as irmandades, apesar de serem espaços de auxílio mútuo dos seus membros, eram formadas por um único grupo social. As irmandades negras passaram a ser alvo do Concílio Ultramontano pelas suas práticas religiosas, o que pôs fim em 1889 a irmandades de Santo Elesbão e Santa Ifigênia. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois os negros não podiam exercer os seus cultos originais africanos de forma ampla e irrestrita. As irmandades eram instituições leigas entretanto, possuíam regras determinadas pela Igreja Católica. Os negros escravizados de origem africana praticavam os seus cultos de forma sincrética, criando correspondências entres os orixás dos seus cultos aos santos católicos. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois as irmandades negras prestavam auxílio para os seus membros. A irmandade era um espaço de resistência, com arrecadação de fundos para viabilizar a alforria dos negros ainda escravizados e também manter a raiz das culturas das nações africanas. O espaço da irmandade dava identidade e pertencimento aos negros, ao mesmo tempo em que era uma forma de resistir às violências da sociedade escravocrata.

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as irmandades não eram apenas negras. Existiam outras irmandades na América Portuguesa de outros grupos sociais. As atividades abolicionistas e de resistência à escravização podiam ser vistas dentro e fora das irmandades compostas por negros. 

    Gabarito do Professor: Letra D.