SóProvas


ID
3990466
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia abaixo a definição de “refugiado”:

De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

(Agência da ONU para refugiados (ACNUR). Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/>.)

Sobre eventos históricos referentes à existência de refugiados na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1. Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio

de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa.

2. Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina.

3. O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.

4. Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A definição de refugiado, de acordo com a Organização das Nações Unidas, atesta que
    “ Refugiados são pessoas que estão fora do seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido a grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados." 

    O termo refugiado passou a ser utilizado com mais frequência e clareza após a sua definição na Convenção das Nações Unidas para a discussão do Estatuto dos Refugiados. A Convenção de 1951 compilou instrumentos legais internacionais relativos aos refugiados fornecendo assim uma compreensão dos direitos dos refugiados a nível internacional. O Estatuto dos Refugiados estabeleceu os padrões básicos de tratamento aos refugiados.

    Em um primeiro momento, o termo refugiado estaria circunscrito às datas estipuladas nos artigos da Convenção de 1951. Devido aos acontecimentos históricos ocorridos, após a Convenção de 1951, foi necessária à ratificação do Estatuto dos Refugiados. Assim foi criado o Protocolo de 1967. Um dos seus objetivos era ratificar que os países deveriam aplicar os termos devidos na Convenção de 1951 para todos os refugiados, sem limite de espaço geográfico e tempo. Os dois documentos são instrumentos para assegurar o direito de qualquer pessoa que precise procurar e receber refúgio. 
    1. CORRETA - Esta afirmativa está correta, pois com o fim da I Guerra Mundial aconteceu a dissolução dos Impérios Otomano, Russo, Alemão e Austro-Húngaro. Outra consequência da I Guerra Mundial foi a reconfiguração do mapa mundial com a formação de novos Estados nacionais. Os refugiados da guerra migraram para países dentro da Europa, como França e Reino Unido, e fora da Europa, como Brasil e Estados Unidos.

    2. INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o mandato britânico na Palestina era uma administração civil britânica do território Palestino. Portanto, não haveria a possibilidade dos palestinos possuírem a cidadania do Reino Unido. Os britânicos administraram a Palestina de 1920 até 1948. 

    3. CORRETA - Esta afirmativa está correta pois o governo Vargas rejeitou o pedido de visto de milhares de judeus durante o Holocausto e após a Segunda Guerra Mundial. Esta informação pode ser comprovada por meio dos documentos diplomáticos enviados e recebidos pelo Palácio do Itamaraty, que possuíam muitas vezes caráter secreto. A Professora Maria Luiza Tucci Carneiro falou em reportagem a BBC que as ordens eram emitidas pelo alto escalão do governo. Afirma também que foram criadas barreiras para judeus, estrangeiros negros e asiáticos, pois eles não contribuiriam para a formação étnica do povo brasileiro.

    4. INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois nesta lista não se mencionou os portugueses que eram 30% da imigração recebida pelo Brasil. Os portugueses, os italianos, espanhóis, alemães e japoneses representavam oitenta por cento dos imigrantes que chegaram no Brasil.

    A) CORRETA- As afirmativas 1 e 3 estão corretas. 
    B) INCORRETA – A afirmativa 1 é correta, mas a 4 não é. 
    C) INCORRETA- As afirmativas 1 e 3 são corretas, mas a afirmativa 4 não está correta. 
    D) INCORRETA – A afirmativa 3 está correta, mas as afirmativa 2 e 4 não estão. 
    E) INCORRETA – As afirmativas 1 e 3 estão corretas, porém as afirmativas 2 e 4 não estão. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Letra A a resposta, discordo pois sei que tiveram Portugueses que vieram para o Brasil, eles não estão na lista, mas não há nenhuma restrição como "apenas refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães", e sim uma afirmativa que brasil recebeu grande quantidade de italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães. O que é verdade, não disse também que eram a maioria ou algo que limitasse aos 5. enfim.