SóProvas


ID
3990601
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação:
Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio
O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:

Alternativas
Comentários
  • etileno é o hormônio produzido nas raízes das plantas com função de amadurecer as folhas e frutos

    ele é contrario ao hormonio da auxina

  • A questão aborda o uso de permanganato de potássio em uma reação que resulta em óxido de manganês, gás carbônico e hidróxido de potássio, e questiona o objetivo de utilizar esse permanganato em contato com as frutas. O permanganato de potássio, formado por íons potássio (+) e permanganato (-): KMnO4 sendo um composto de sal químico inorgânico. Ele tem sido utilizado para reduzir o etileno produzido pelas frutas durante seu amadurecimento. O etileno, um dos hormônios vegetais, é um gás incolor responsável pela indução do amadurecimento dos frutos e é produzido em diversas partes do vegetal. Todos os hormônios vegetais ou fitormônios, são substâncias que a planta produz para regular seu crescimento e desenvolvimento. Alguns dos principais hormônios são a auxina, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico. Na questão fala-se do hormônio etileno, responsável pelo amadurecimento das frutas e portanto, quando unido ao permanganato de potássio, ocorre uma oxidação do etileno reduzindo sua quantidade, e reduzindo, consequentemente, a função de amadurecimento dos frutos. Nesse caso, o permanganato irá retardar o processo de maturação de frutos pela oxidação do etileno. (Matos, Patricia N. et al. Efeito do permanganato de potássio sob as características físicas da banana prata durante o armazenamento em temperatura ambiente. Campinas, SP: Latin American Symposium of food Science, 2017. Disponível em https://proceedings.science/slaca/slaca-2017/paper.... Acesso em outubro de 2021)
     

    Fonte da imagem: https://www.scielo.br/j/rbf/a/DnTk3ynM76FsR9TJ6RVf...



    O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é:


    A) acelerar seu crescimento. O uso do permanganato de potássio com o etileno não possui relação com o crescimento, por esse hormônio estar diretamente relacionado com o amadurecimento e não com o crescimento. Incorreta.


    B) retardar seu amadurecimento. A união do permanganato com as frutas oxida o etileno, hormônio responsável por induzir o amadurecimento, retardando, assim, o amadurecimento das frutas. CORRETA.

    C) alterar seu sabor. O uso do permanganato de potássio com as frutas (etileno) não possui relação com a alteração de sabor. Incorreta.

    D) modificar sua cor. O permanganato de potássio possui um tom roxo, que pode alterar as cores de determinadas coisas para violeta, porém o objetivo de unir o permanganato com as frutas não é a alteração da cor, por estar sendo citado o hormônio etileno na questão. Incorreta.

    E) reduzir a quantidade de sementes. O hormônio que está relacionado com a redução de quantidade de sementes é o ácido abscísico, que além de inibir o crescimento das plantas, adormece sementes para que não ocorra germinação prematura. Não há relação com permanganato e etileno (frutas). Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra B.