SóProvas


ID
3994375
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Jaíba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Nos termos da Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração, os critérios são referências usadas para mensurar ou avaliar determinado objeto. Os critérios adequados são requeridos para mensuração ou avaliação razoável consistente com o objeto dentro do contexto do julgamento profissional. Analise os itens a seguir considerando a característica exigida dos critérios adequados.

( ) Relevância: critérios relevantes resultam na informação do objeto que auxilia a tomada de decisões dos usuários previstos.
( ) Compreensibilidade: critérios compreensíveis resultam em informação do objeto a qual pode ser compreendida pelos usuários previstos.
( ) Confiabilidade: critérios confiáveis resultam em informação do objeto que está livre de tendências como apropriado nas circunstâncias do trabalho.
( ) Neutralidade: critérios neutros permitem a mensuração ou a avaliação consistente de determinado objeto, incluindo, se relevante, apresentação e divulgação, quando usadas em circunstâncias similares por auditores independentes diferentes.
( ) Integralidade: critérios integrais resultam em informação do objeto, preparada de acordo com eles, sem omissão de fatores relevantes que poderiam, razoavelmente, afetar decisões dos usuários tomadas com base nessa informação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Compreensibilidade:

    Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários.

    Relevância:

    Para serem úteis, as informações devem também ser relevantes à necessidade dos usuários na tomada de decisões. Desta forma, a informação pode ser considerada relevante quando em algum instante influencie nas decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando e corrigindo as suas avaliações anteriores.

    Confiabilidade:

    Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros, desvios substanciais ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.

    Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não confiável em sua natureza ou divulgação que o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis.

    Integralidade:

    Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

    Fonte: Portal de Contabilidade.

  • NBC TA - Estrutura Conceitual - Gabarito letra B

    44. Critérios adequados apresentam as seguintes características:

    (a) Relevância: Critérios relevantes resultam na informação do objeto que auxilia a tomada de decisões dos usuários previstos.

    (b) Integralidade: Critérios são plenos quando a informação do objeto preparada de acordo com eles não omite fatores relevantes que poderiam se esperar, razoavelmente, que afetem decisões dos usuários previstos feitas com base nessa informação. Critérios plenos incluem, quando relevantes, referências para apresentação e divulgação.

    (c) Confiabilidade: Critérios confiáveis permitem a mensuração ou avaliação consistente de determinado objeto, incluindo, se relevante, apresentação e divulgação, quando usadas em circunstâncias similares por auditores independentes diferentes.

    (d) Neutralidade: Critérios neutros resultam em informação do objeto que está livre de tendências como apropriado nas circunstâncias do trabalho.

    (e) Compreensibilidade: Critérios compreensíveis resultam em informação do objeto que pode ser compreendida pelos usuários previstos.