SóProvas


ID
3997642
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas. Muito embora ambos não tenham se comunicado e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. Sendo assim, as origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Até o momento, QC registrou o gabarito incorreto, pois a banca registrou gabarito A.

    Abordagem Clássica

    As origens dessa abordagem remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois aspectos principais: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentara a eficiência e a competência das organizações.

    Fonte: Cristiana Duran - Gestão de Pessoas - Pág. 23.

  • A questão versou sobre os primórdios das teorias administrativas e quer saber qual dos eventos abaixo foi importante para o surgimentos dessas teorias e escolas.

    Chiavenato (2014, Pág 40) cita o seguinte sobre o tema:

    "A Revolução Industrial provocou o surgimento das fábricas e o aparecimento da empresa industrial e, com isso, foram observadas as seguintes mudanças na época:

    • Aparecimento das fábricas e das empresas industriais.
    • Substituição do artesão pelo operário especializado.
    • Crescimento das cidades e aumento da necessidade de administração pública.
    • Surgimento dos sindicatos como organização proletária a partir do início do século XIX. Somente a partir de 1890 alguns deles foram legalizados.
    • Início do marxismo em função da exploração capitalista.
    • Doutrina social da Igreja para contrabalançar o conflito entre capital e trabalho.
    • Primeiras experiências sobre administração de empresas.
    • Consolidação da administração como área de conhecimento."

    Com foco em promover na máxima eficiência em relação às INDUSTRIAS, as duas teorias iniciais da Administração foram:

    Teoria Clássica: Teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica. Conceitos como: centralização, unidade de comando, organização formal, sistema fechado são típicos das teorias dessa abordagem, assim como o conceito de homem econômico.

    Escola da Administração Científica: Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    Portanto, o evento o qual a questão se refere é a revolução industrial.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA A.