SóProvas


ID
3998593
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Alagoas, nos anos de 1970, foi considerado o maior produtor de fumo da América Latina, vindo a declinar essa produção e seu comércio na década de 1980. Sobre a fumicultura nesse Estado, e, mais especificamente no município de Arapiraca, é coreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Localizada no coração de Alagoas, Arapiraca, ganhou notoriedade nacional na década de 70 e 80, ostentando o título de capital brasileira do fumo. O “ouro verde”, que era exportado para o mundo inteiro, proporcionou o sustento de milhares pais e mães de famílias, assim como o enriquecimento de vários fumicultores, que chegaram a acumular fortunas no auge da produção. No início dos anos 90, com o declínio da cultura fumageira, a Agricultura familiar ganhou espaço com o cultivo das hortaliças.

    Nos anos dourados da cultura, entre as décadas de 70 e 80, a área de plantio chegou a 40 mil hectares. A produção começou a diminuir nos anos 80 e 90 por diversos fatores, entre eles as campanhas antitabagistas e o contrabando do fumo que reduziu a procura de compradores. Todos esses fatores levaram a derrocada da produção fumageira.

    https://web.arapiraca.al.gov.br/2019/10/arapiraca-95-anos-cultura-do-fumo-volta-a-crescer-e-reaquece-setor/