SóProvas


ID
399865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de sistemas operacionais, julgue os próximos itens.

Nos sistemas com múltiplos processadores, se vários processadores cooperam na execução de uma tarefa, o sistema operacional procura manter as partes trabalhando corretamente e controlar a disputa entre eles por recursos compartilhados, reduzindo o ganho esperado ou a produtividade dos processadores adicionais. Nesse tipo de arquitetura, ocorre aumento da confiabilidade do sistema, uma vez que, se as funções puderem ser distribuídas adequadamente entre os processadores, a falha de um processador não interromperá o sistema, apenas reduzirá a sua velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    Sistemas com múltiplos processadores são arquiteturas que possuem duas ou mais UCPs interligadas e que funcionam em conjunto na execução de tarefas independentes ou no processamento simultâneo de uma mesma tarefa. Inicialmente, os computadores eram vistos como máquinas sequenciais, em que o processador executava as instruções de um programa uma de cada vez. Com a implementação de sistemas com múltiplos processadores, o conceito de paralelismo pode ser expandido a um nível mais amplo.

    A evolução desses sistemas se deve, em grande parte, ao elevado custo de desenvolvimento de processadores mais rápidos. Em função disso, passou-se a dar ênfase a computadores com múltiplos processadores, em vez de arquiteturas com um único processador de alto desempenho. Outra motivação são aplicações que necessitam de grande poder computacional, como sistemas de previsão do tempo, dinâmica dos fluidos, genoma humano, modelagens e simulações. Com múltiplos processadores, é possível reduzir drasticamente o tempo de processamento destas aplicações. Inicialmente, as configurações limitavam-se a poucos processadores, mas, atualmente existem sistemas com milhares de processadores.

    Os primeiros sistemas com múltiplos processadores surgiram na década de 1960, com o objetivo principal de acelerar a execução de aplicações que lidavam com um grande volume de cálculos. Por muito tempo, esses sistemas foram utilizados quase que exclusivamente em ambientes acadêmicos e centros de pesquisas voltados para o processamento científico. O mercado corporativo começou realmente a utilizar os sistemas com múltiplos processadores na década de 1980, para melhorar o desempenho de suas aplicações comerciais e reduzir o tempo de resposta dos usuários interativos. Posteriormente, as empresas reconheceram também nesse tipo de sistema uma maneira de aumentar a confiabilidade, a escalabilidade e a disponibilidade, além da possibilidade do balanceamento de carga de suas aplicações. Atualmente, a maioria dos servidores de banco de dados, servidores de arquivos e servidores Web utiliza sistemas com múltiplos processadores. Além disso, sistemas com múltiplos processadores estão sendo utilizados em estações de trabalho e, até mesmo, em computadores pessoais. Isso foi possível devido à redução de custo dessas arquiteturas e à evolução dos sistemas operacionais, que passaram a oferecer suporte a múltiplos processadores.

    Ilustrando: 

  • Este trecho:

    "(...) o sistema operacional procura manter as partes trabalhando corretamente e controlar a disputa entre eles por recursos compartilhados, reduzindo o ganho esperado ou a produtividade dos processadores adicionais."

    está correto?
    Como o SO irá implementar exclusão mútua nos acessos aos recursos compartilhados, enquanto um processador usa o recurso os demais ficarão aguardando seu uso o que diminuirá a produtividade dos outros processadores? É isso?

  • A questão é bem sutil. Quando diz que os "processadores cooperam na execução de uma tarefa" trata de um nível de paralelismo limitado e não há como aumentar o desempenho simplesmente adicionando processadores já que as funções atreladas à tarefa normalmente são interdependentes e ficam aguardando pelos resultados umas das outras.

    Se dissesse que os processadores cooperam executando tarefas independentes, aí sim, quando mais processadores, mais tarefas seriam executadas ao mesmo tempo.
  • Sei não, a questão pode ter sido restritiva ao dizer "reduzindo o ganho esperado ou a produtividade dos processadores adicionais". Concordo com que o amigo acima disse que se fossem tarefas independentes, a ganho seria trivial, porém como é mesma tarefa eu não posso afirmar se havera um ganho ou uma perda de desempenho. Se questão dissesse que "PODE reduzir e tal (...)" ai eram outros 500, mas como não disse nada não se pode concluir tal afirmação. Bom, tipico do CESPE, mas para mim a assertiva esta errada!!! BRASIL!!!
  • Na verdade ele trata de "sistemas com múltiplos processadores", mas isso não quer dizer necessariamente tolerância a falhas. Supondo um sistema comercial comum, o projetista, observando a necessidade do negócio, pode muito bem ignorar as falhas ...
    .
    É preciso pensar um pouco com o ponto de vista do examinador. Ele provavelmente se inspirou em sistemas de tempo real onde a confiabilidade é crítica.

  • Mas em tempo real ? Se for em tempo real o processo pode ser periodico ou aperiodico, pode ser Hard real-time ou soft real-time, o soft real-time não deseja ter processos atrasados, porém podem ser tolerados. pra mim Essa questão deveria ser anulada, pois não foi informado qual tipo de escalonamento será feito, compartilhado ou tempo real.

  • Questão podre e mal elaborada. Cada vez mais acho a CESPE uma das bancas mais ridículas do país. Sempre elaborando questões dúbias, que podem ser consideradas tanto certas como erradas, a depender da interpretação dada a uma palavra ambígua, que na maior parte das vezes nem é um termo técnico da área. Enfim, eles usam essas questões para manipular a classificação dos candidatos a seu bel prazer, anulando algumas questões, dando algumas certas como erradas e algumas erradas como certas, de modo a manipular a ordenação dos aprovados da forma como acharem conviniente.

    Banca lixo