SóProvas


ID
399889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação ao ambiente Unix/Linux, julgue os itens que se
seguem.

O Linux, por ser multitarefa, permite que vários usuários possam executar o sistema operacional e, dessa forma, acessá- lo a partir de vários consoles ao mesmo tempo. A execução do comando $ ps au apresenta os programas em execução, os respectivos recursos que estão sendo utilizados e cada usuário que ativou o sistema.

Alternativas
Comentários
  • O comando 'ps' lista processos do sistema, não os programas em execução ou os  recursos  utilizados.   
  • Penso q tb  está errado a definição de multitarefa, a questão fala de multitarefa e dá a definição de multiusuários “...multitarefa, permite que vários usuários..”
  • o comando "ps" fornece informações sobre os processos que estão executados na máquina.
    a opção "a" mostra todos os processos de todos os usuários
    a opção "u" mostra os nomes (logins) dos donos dos processos listados.
  • Acho que o erro do item deve ser apenas em falar de "programas em execução" já que o CESPE é ferrenho com a nomenclatura e bate o pé que o caso se trata de processo, o que a rigor, eles têm razão.

    Agora, o comando de fato apresenta os PROCESSOS em execução e os usuários que iniciaram a execução dos mesmos. Falar "usuário que ativou o sistema" é meio esquisito, acho que deve estar errado também. Mas o comando lista sim os recursos que estão sendo utilizados, ele dá o % de CPU e % de memória consumido pelo processo, além do VSZ que se não me engano é o tamanho do processo na memória virtual.
  • Não existe SO multitarefa, o que existe é SO multiusuário. Multitarefa é classificação de processadores. São processadores que são multitarefa.
  • Segue abaixo o resultado da execução do comando:
    [root@joao joao]# ps au
    USER       PID %CPU %MEM    VSZ   RSS TTY      STAT START   TIME COMMAND
    joao      1073  0.0  0.0 121716  4240 pts/2    Ss+  Feb27   0:00 bash
    joao      1175  0.0  0.0 119592  4228 pts/0    Ss+  Feb27   0:00 bash
    root      1401  2.4  2.8 339532 168036 tty1    Ss+  Feb23 247:44 /usr/bin/Xorg :0 -background none -verbose -auth /var/run/gdm/auth-for-gdm-Fxqpjg/d
    root      3720  0.0  0.0 181920  3632 pts/1    S    Feb27   0:00 su root

    Como podem perceber, ele realmente mostra os programas que estão em execução, bem como os respectivos recursos utilizados e cada usuário que executou o respectivo processo!
    Se eu quisesse ver cada usuário que ATIVOU O SISTEMA, então usaria o comando w!

  • O erro da questão consiste em informar que o sistema é multitarefa e dar a definição de multiusuário.
    Sobre o comando ps, está correto. Os processos são os programas em execução seja em primeiro ou segundo plano.
    Multitarefa:
    Em computação, Multitarefa é a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultaneamente.
    Multiusuário:
    A palavra multiusuário (português brasileiro) ou multiutilizador (português europeu) é um termo que define um sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplos usuários aocomputador.
  • o erro da questão é falta do -, o correto seria ps -au

  • O erro está em dizer que vários usuários podem usar o SO por ele ser multitarefa. Isso não é verdade, pois ele tem de ser multiusuário.
    O programa ps não deve ser usando com o hífen para introduzir essas opções de formatação (ou seja, essa parte está correta, é ps au)
  • Vamos por partes:
    O Linux, por ser multitarefa, permite que vários usuários possam executar o sistema operacional e, dessa forma, acessá- lo a partir de vários consoles ao mesmo tempo. Errado! Esse eh o conceito de multiusuario(Se bem q o recurso so pode ser multiusuario se também for multitarefa, pois não ha como vários usuarios se conectarem num mesmo sistema, por exemplo, via ssh, se o processador não for multitarefa). Porem, o conceito apresentado eh mesmo de multiusuario.

    A execução do comando $ ps au(x)apresenta os programas em execução, os respectivos recursos que estão sendo utilizados e cada usuário que ativou o sistema. O comando "ps au" por si so não faz o q a questão afirma. Quem faz isso eh o "ps aux". o "ps au" lista apenas os principais processos; já o "ps aux" lista todos os processos, de todo mundo.
    O outro erro eh q ele não exibe o usuario q ativou o sistema, mas o processo.
  • O erro está no conceito de multitarefa, que foi trocado pelo multiusuário.

    Acrescento ainda:

    Ao contrário de outros comandos, o comando ps não precisa do hífen “-” para especificar os comandos. Isto porque ele não utiliza opções longas e não usa parâmetros.