O regime militar foi instaurado no Brasil em 1964. É também chamado de regime civil militar porquanto as Forças Armadas, principalmente o exército, expressavam os interesses de setores da sociedade civil. Destes setores obtinham financiamento e apoio político.
Mantendo a premissa de que industrialização e urbanização são sinônimos de “progresso" e “desenvolvimento", o regime militar investiu pesadamente, primordialmente através da atração do capital estrangeiro, em vários setores considerados fundamentais. Este foi o objetivo do chamado “Milagre Econômico" .
Uma das alternativas apresenta uma ideia de História INcorreta acerca do período do regime militar no Brasil. É preciso atenção pois a alternativa que responde corretamente a questão é aquela que apresenta a afirmativa falsa
A) INCORRETA- O Ato Institucional número 2 extinguiu todos os partidos que existiam na Brasil até então. Foram criadas então duas agremiações partidárias de suporte ao regime. A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) . Um como apoio ao regime e outro como uma oposição consentida pelo regime.
B) CORRETA- Durante o regime militar, de 1964 a 1985, foram feitos grandes investimentos em obras de infraestrutura rodoviária faraônicas, tais como a Transamazônica .Da mesma forma houve investimentos significativos no setor de comunicação, principalmente no que se refere à aplicação de tecnologia na área.
C) INCORRETA- A prática da tortura e a violação de direitos civis marcaram a relação do Estado com a sociedade civil durante o regime militar. A justificativa ideológica é que o Brasil estaria “em guerra" contra as “forças de esquerda"
D) INCORRETA – O ato institucional número 5, editado em dezembro de 1968, retirou direitos de cidadania da população, assim como limitou consideravelmente as ações dos poderes legislativos nas esferas estadual e federal, passando a haver concentração de poder nas mãos do poder executivo central.
E) INCORRETA- A Lei 6683 de 1979 estabeleceu a anistia aos presos e perseguidos políticos do regime militar, sendo elemento fundamental para seu desgaste.
Gabarito do Professor: Letra B.