SóProvas


ID
3999091
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”.


A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Na ditadura foi realizado grandes investimentos em infraestruturas ....

    Sendo assim, alternativa errada é a "B"

  • kkk nem vi a palavra "escassos" caí que nem um pato.

  • O período de 1967 a 1979 foi marcado por construções faraônicas.

    Ponte Rio-Niterói

    As hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí

    Rodovia Transamazônica

    Angras 1,2 e 3

  • O AI-2 extinguiu todos os partidos políticos então reconhecidos, submetendo a organização de novos às normas da Lei nº 4.740. Na época em que foi lançado o ato, oito dos dez pequenos partidos já estavam praticamente extintos (sobravam apenas o PSP e o Partido Democrata Cristão), ao passo que os três grandes — PSD, UDN e PTB — estavam empenhados na reorganização de suas estruturas.

  • Ocorreu diversos investimentos, principalmente na área da Amazônia "integrar para não entregar"

  • O regime militar foi instaurado no Brasil em 1964. É também chamado de regime civil militar porquanto as Forças Armadas, principalmente o exército, expressavam os interesses de setores da sociedade civil. Destes setores obtinham financiamento e apoio político.
    Mantendo a premissa de que industrialização e urbanização são sinônimos de “progresso" e “desenvolvimento", o regime militar investiu pesadamente, primordialmente através da atração do capital estrangeiro, em vários setores considerados fundamentais. Este foi o objetivo do chamado “Milagre Econômico" . 

    Uma das alternativas apresenta uma ideia de História INcorreta acerca do período do regime militar no Brasil. É preciso atenção pois a alternativa que responde corretamente a questão é aquela que apresenta a afirmativa falsa 

    A) INCORRETA- O Ato Institucional número 2 extinguiu todos os partidos que existiam na Brasil até então. Foram criadas então duas agremiações partidárias de suporte ao regime. A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) . Um como apoio ao regime e outro como uma oposição consentida pelo regime. 

    B) CORRETA- Durante o regime militar, de 1964 a 1985, foram feitos grandes investimentos em obras de infraestrutura rodoviária faraônicas, tais como a Transamazônica .Da mesma forma houve investimentos significativos no setor de comunicação, principalmente no que se refere à aplicação de tecnologia na área. 

    C) INCORRETA- A prática da tortura e a violação de direitos civis marcaram a relação do Estado com a sociedade civil durante o regime militar. A justificativa ideológica é que o Brasil estaria “em guerra" contra as “forças de esquerda" 

    D) INCORRETA – O ato institucional número 5, editado em dezembro de 1968, retirou direitos de cidadania da população, assim como limitou consideravelmente as ações dos poderes legislativos nas esferas estadual e federal, passando a haver concentração de poder nas mãos do poder executivo central. 

    E) INCORRETA- A Lei 6683 de 1979 estabeleceu a anistia aos presos e perseguidos políticos do regime militar, sendo elemento fundamental para seu desgaste. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • PAEG e milagre econômico são evidências que comprovam que houve investimento em infraestrutura nesse período

  • No regime militar foram realizadas as " Obras faraônicas" . com essa ja matava a quetão

  • GAB B

    TEVE GRANDES INVESTIMENTOS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR