O acidente de Chernobyl aconteceu durante um teste de segurança que simulava uma falta de energia. Um conjunto de falhas nos reatores resultou em reações descontroladas. A água superaquecida foi transformada em explosões de calor que pegou fogo durante dias. Os restos da fissão nuclear precipitaram-se sobre a União Soviética e a Europa Ocidental.
A catástrofe deste acidente é tão grande em termos de mortes que ainda não se tem todos os números. A exposição radioativa compromete uma ou duas gerações à frente. Há também a questão financeira à longo prazo que ainda não foi totalmente contabilizada.
Sobre o acidente de Tchernóbil há a série de televisão com o mesmo nome que aclara eventos da época. Há que ter conhecimento sobre programas nucleares e grandes acidentes, dentro e fora do Brasil. Além disso, é preciso saber os usos e benefícios da energia nuclear e as disputas em torno dos programas nucleares. Só assim haverá condições de responder corretamente ao proposto na questão.
A) INCORRETA – O Brasil tem registro de um acidente radiológico, em 1987, na cidade de Goiânia. Quando houve um furto de uma máquina de radioterapia em uma clínica médica abandonada e ela foi desmontada. Há registro de quatro pessoas mortas e centenas contaminadas pelo césio 137.
B) CORRETA – Os Estados Unidos apoiaram o Irã até a Revolução Islâmica e seus planos de ter acesso à tecnologia nuclear para fins pacíficos. O Governo Bush, no ano 2001, iniciou pressão ao programa nuclear iraniano para que não houvesse desenvolvimento de armas nucleares, mesmo o Irã sendo signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
C) INCORRETA- O governo brasileiro prevê a construção de seis novas usinas nucleares até 2050.
D) INCORRETA- O governo japonês anunciou que abandonará a energia nuclear até 2040. O que motivou tal decisão foi primeiramente o desastre com os reatores e com os terremotos seguidos de tsunamis em 2011. Há boa quantidade de usinas nucleares no Japão.
E) INCORRETA – O desastre de Tchernóbil não foi suficiente para reduzir a proliferação das usinas nucleares pelo mundo, pois existem em torno de 440 usinas e mais 65 em construção espalhados pelo planeta.
RESPOSTA: B