SóProvas


ID
3999268
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Considere a passagem abaixo:


A substituição do reino do dever ser, que marca a filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade, leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos. Ao formular e buscar resolver esta questão, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política, que põe fim à ideia de uma ordem natural eterna. A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e tampouco resulta do jogo de dados do acaso. Ao contrário, a ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita.

(SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT, Francisco (org.). Clássicos da política, vol. 01. São Paulo: Ática, 2001. p. 17-18.)



Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como bem descrito no excerto de texto de Maria Teresa Sadek, a grande importância de Nicolau Maquiavel para o pensamento político foi afastar qualquer influência extra terrena do exercício do poder assim como torná-lo resultado das forças políticas, sociais e históricas de cada tempo.

    Maquiavel rompeu com a ideia secular de que o poder provinha de emanações divinas e que a ordem era o resultado natural de uma projeção de sociedade. Tanto o poder é resultado de disputas terrenas e bastante humanas como a ordem é resultado dessas disputas e constantemente ameaçada de ser desfeita.

    Em seu livro, "O Príncipe", Maquiavel explicita o que um governante deve fazer para conquistar o poder e depois mantê-lo. O filósofo se baseou em eventos históricos e não proféticos para entender e descrever o funcionamento do poder e por isso hoje é reconhecido como o pai da Ciência Política moderna.


    Gabarito do Professor: Letra B.