-
O termo Datamart (literalmente, loja de dados) designa um subconjunto do datawarehouse que contém os dados do datawarehouse para um sector específico da empresa (departamento, direcção, serviço, gama de produto, etc.). Fala-se assim, por exemplo, de DataMart Marketing, DataMart Comercial,…
Fonte: http://pt.kioskea.net/contents/entreprise/datawarehouse-datamart.php3
-
"Considere que, em uma organização que mantenha uma solução de DW, haja grande quantidade de dados para serem manipulados e que uma nova área criada dentro dessa organização necessite acessar parte dos dados desse DW. Nessa situação, seria adequada a implementação de um datamart específico para essa nova área."
Precisa de um datamart novo só para acessar dados?
Para mim o datamart era usado para sumarizar e integrar dados de uma nova área, não acessar dados de um dataware house já consolidado.
-
Eu não me conformo com essa questão. Para que uma nova área possa ACESSAR dados de um datawarehouse não é necessário ou adequado a criação de um datamart para essa área, é necessária PERMISSÃO de acessos aos dados. Compreendo que caso fosse decisão estratégica a coleta de dados dessa nova área então sim seria necessária a criação de um datamart específico para tratar dos assuntos dessa área. Mas, enfim, a banca manda a gente obedece... Só para manifestar minha indignação.
-
CERTO
Enquanto o Data Mart trata de um problema departamental ou local, um (Data Warehouse) envolve o esforço de toda a empresa para que o suporte a decisões atue em todos os níveis da organização. Sabendo-se as diferenças entre escopo e tamanho, o desenvolvimento de um (Data Warehouse) requer tempo, dados e investimentos gerenciais muito maiores que um (Data Mart).
FONTE: QC
-
Gabarito: certo
- outra questão:
## CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Por meio de um data mart, que é um subconjunto do data warehouse, é possível criar uma visão personalizada dos dados. (CERTO)
-
CERTO
Data Mart (DM): trata-se de um subconjunto de dados de um Data Warehouse.