SóProvas


ID
400051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de armazenamento e
cópias de segurança.

A utilização de volumes lógicos consiste na utilização de um ou mais discos rígidos para a formação de um volume de dados com fácil redimensionamento.

Alternativas
Comentários
  • O LVM - Gerenciamento de Unidades Lógicas, oferece aos usuários a capacidade de redimensionar partições enquanto elas estão em uso. Como saber quanto espaço atribuir às partições? Com o LVM você pode criar, excluir, redimensionar e expandir partições do computador! Ao invés de abrigar as informações sobre as partições na tabela de partições, o LVM escreve suas próprias informações em separado e mantém o controle sobre a localização das partições, quais dispositivos são partes delas e o tamanho de cada uma. Se ficar sem espaço é só dizer ao LVM para expandir a partição desejada. E você ainda pode adicionar outros discos rígidos ao sistema e dizer ao LVM para incluí-los também! Você nunca mais vai ficar sem espaço.
    Primeiro, é necessária uma partição física do tipo Linux LVM que será o volume físico do LVM. A seguir, nós criamos o grupo lógico ao qual atribuiremos a partição física. Depois criamos as partições individuais, chamadas de volumes lógicos.
    Temos três componentes diferentes que compõem uma partição LVM completa, o volume físico (PV), o grupo de volume (VG) e o volume lógico (LV).
  • no que se refere a LVM é um método de alocar espaço do disco rígido em volumes lógicos que podem ser facilmente redimensionados, ao contrário das partições. Com o LVM, o disco rígido ou conjunto de discos rígidos é alocado em um ou mais volumes físicos. Um volume físico não pode ultrapassar mais de um disco.