SóProvas


ID
4005532
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Existe um predomínio dos acidentes contundentes, sendo a agulha e o escalpe responsáveis por grande parte dos casos.

( ) A exposição aos riscos biológicos é preocupante, uma vez que são causadores de muitos problemas de saúde dos trabalhadores, pois, ao executarem atividades que envolvem o cuidado direto e indireto aos pacientes, estão frequentemente expostos às infecções transmitidas por micro-organismos presentes no sangue.

( ) Toda instituição de saúde deve ter um protocolo quando se tem ocorrência de acidentes ocupacionais com exposição a sangue e fluidos corpóreos em que constem recomendações profiláticas pós-exposição e acompanhamento desse trabalhador, pelo menos, durante 6 meses após a exposição.

( ) O risco de exposição ao sangue e outros fluidos corporais humanos apresenta pouca variação entre as categorias profissionais, já que as atividades exercidas pelos trabalhadores, a frequência dos procedimentos com exposição, bem como os instrumentos de trabalho e a forma de organização do mesmo são muito semelhantes.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C

  • I. Existe um predomínio dos acidentes contundentes, sendo a agulha e o escalpe responsáveis por grande parte dos casos.

    As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.

    IV. O risco de exposição ao sangue e outros fluidos corporais humanos apresenta pouca variação entre as categorias profissionais, já que as atividades exercidas pelos trabalhadores, a frequência dos procedimentos com exposição, bem como os instrumentos de trabalho e a forma de organização do mesmo são muito semelhantes.

    O risco de exposição ao sangue e outros fluidos corporais humanos varia entre as categorias profissionais, conforme as atividades que os trabalhadores exercem, frequência dos procedimentos com exposição, bem como os instrumentos de trabalho e a forma de organização do mesmo, sendo o auxiliar de lavanderia, o técnico de laboratório e o atendente de enfermagem os que apresentam maior risco de exposição, com CR de 12,5, 11,11 e 10, respectivamente. 

    BONS ESTUDOS!