-
Gab. D
Na célula C1, inseriu-se a formula: =SOMA(A6:$B8), ao copiar e colar essa fórmula para a célula D1, ela assume o formato =SOMA(B6:$B8)
-
Qual formula? Ela não está aparecendo... QC ta de parabéns!!!
-
A formula continua a mesma...
-
Assertiva D
Ao copiar e colar essa fórmula para a célula D1 =SOMA(B6:$B8)
$B8: Referência mista. Linha relativa e coluna absoluta. Ao copiar, apenas a linha irá mudar. Já a coluna permanecerá inalterada.
-
Pessoal, boa tarde. Abri a prova original e falta uma parte do enunciado que não foi postado pelo Qc, justamente a parte que precisamos para resolver.
Segue a questão original:
''Em uma planilha do MS Excel 2010, em português, na célula C1 inseriu-se a fórmula: =SOMA(A6:$B8) Ao copiar e colar essa fórmula para a célula D1, ela assume o formato''
Resolução:
A fórmula foi inserida em C1 e quer saber o formato da fórmula ao copiar e colar para D1.
De C para D varia uma coluna, então a coluna A passa a ser B e a coluna B continua sendo B pois está travada, temos em $B8 uma referência mista, que pode variar somente em linha.
Como foi copiada de C1 para D1, continua na mesma linha, então não irá variar.
O resultado, portanto é:
=SOMA(B6:$B8)
GABARITO: D
-
Obrigada pela procura Simone.
''Em uma planilha do MS Excel 2010, em português, na célula C1 inseriu-se a fórmula: =SOMA(A6:$B8) Ao copiar e colar essa fórmula para a célula D1, ela assume o formato''
C1 - D1
De C para D aumentou 1 então as letras irão aumentar em uma unidade, exceto a letra B que está com referência absoluta.
Os números permaneceram iguais, então os números da fórmula não irão se alterar.
A6:$B8 ----------> B6:$B8
-
A referência absoluta não necessita de um cifrão ($) por item? Achei que somente B seria estático, não o 8. Afinal, devia ser $B$8. Não? Acertei a questão, mas discordo do gabarito...
-
Galera, realmente ta faltando uma parte da questão! Eu acabei resolvendo pelo símbolo do "$" que no calc significa uma referência absoluta, não mudando a coluna "B". Como a linha também continuará 8, então a única alternativa é a "D".
Se estiver errado, podem corrigir.
-
Falta coisa na questão... Culpa do estagiário?
-
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade das referências absolutas e mistas.
Antes de analisarmos a expressão apresentada no enunciado, vale destacar a diferença entre referência mista e absoluta:
Uma referência mista é utilizada para fixar uma coluna ou linha, de forma que, ao copiar essa célula em outras partes da planilha, a coluna ou linha não seja alterada. Para inserir uma referência mista, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra, para fixar a coluna, ou do número, para fixar a linha.
Já a referência absoluta é utilizada para fixar tanto a coluna quanto a linha, ou seja, ao arrastar ou copiar uma célula em outra parte da planilha, a referência da célula continuará a mesma. Para inserir uma referência absoluta, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra e do número utilizados para referenciar a célula.
Dessa forma, na expressão “=SOMA(A6:$B8)” foi aplicada uma referência relativa na coluna B de forma a fixá-la para que não se mova ao mover a célula, ou seja, ao copiar e colar a função para a célula D1, as colunas não fixadas serão atualizadas e passarão a indicar a coluna seguinte, uma vez que houve apenas a mudança de coluna. Portanto, a expressão “=SOMA(A6:$B8)” passará a ter, na célula D1, a função “=SOMA(B6:$B8)”.
Gabarito – Alternativa D.