-
A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Vamos aos itens:
ITEM I - VERDADEIRO. Redação do art. 19 do ECA: é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
ITEM II - VERDADEIRO. Redação do art. 53 do ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. (Redação adaptada)
ITEM III - FALSO. O Estatuto não faz distinção entre infratores e não infratores, independentemente da reincidência: se o adolescente trabalhar, ele fará jus aos direitos trabalhistas e previdenciários.
Art. 65 ECA: ao adolescente aprendiz, maior de 14 anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
ITEM IV - VERDADEIRO. Redação do art. 75 do ECA: toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.
GABARITO: D (V - V - F - V)
-
GAB ( D )
(✔ ) Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
------------------------------------------------
(✔ ) Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
----------------------------------------
(❌ ) Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
---------------------------------------------------------------
(✔ ) Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
-
Art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.
Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.
Art. 66. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.
-
Questão desatualizada, já que o art. 19 do ECA foi alterado pela Lei 13.257/16, possuindo nova redação:
Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
-
Questão desatualizada