Jorge Amado foi um romancista nascido na Bahia, que deixou vasta obra: por volta de 45 livros publicados dentre romances, poesias, contos, crônicas, peças de teatro, literatura infantil. Sua obra foi traduzida para 50 idiomas, sendo portanto, um escritor reconhecido mundialmente.
Seu primeiro romance foi publicado em 1931- País do Carnaval - quando tinha apenas 19 anos.
Sua participação política levou-o a ser deputado pelo Partido Comunista em 1945, sendo destituído em 1946 quando o partido foi colocado na ilegalidade. Lutou pela liberdade religiosa, sendo o autor da lei, ainda hoje em vigor, que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Também foi autor da emenda que garantia os direitos autorais.
O escritor foi o quinto ocupante da cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras. Recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Camões de 1994 e duas vezes o Prêmio Jabuti (1959 e 1995).
Jorge Amado foi um romancista modernista cuja obra é marcada pelo regionalismo e pela denúncia social.
Aliás, o trecho apresentado é de uma de suas obras mais marcantes neste sentido: Capitães de Areia., de 1937.
Entre as alternativas apresentadas, uma mostra, corretamente, uma proposição acerca da obra Capitães de Areia.
A) INCORRETA- Ao contrário do que diz a afirmativa, o trecho transcrito mostra como a epidemia atinge de forma mais violenta as áreas pobres .
B) INCORRETA- A origem africana dita no trecho de Jorge Amado refere-se ao orixá Omulu e não à doença.
C) CORRETA- Em uma síntese bastante interessante, Amado apresenta percepções de matiz religioso, médico e social ao descrever a epidemia de varíola em Salvador. A percepção de Omulu apresenta as três facetas.
D) INCORRETA- O trecho apresenta ideias científicas de forma explicita ou oculta mas.. nada acerca de preconceito social e política de confinamento em relação ao combate à epidemia.
E) INCORRETA- Ao contrário da ideia de que o autor “ despreza a dimensão mística e os saberes populares", o romance Capitães de Areia, simbolizado neste trecho, parte de saberes populares e sempre apresenta uma dimensão mística. Isso é, na verdade , um traço característico da obra de Jorge Amado.
Gabarito do Professor: Letra C.